Notícias

29 de Março, 2022

Yokogawa Lança o Medidor de Vazão tipo Vortex OpreX Série VY

 Uma nova linha de medidores de vazão à prova de explosão, únicos na indústria a oferecer suporte remoto através de diagnósticos para manutenção baseada em condições

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia o lançamento do Medidor de Vazão tipo Vortex OpreX™ Série VY. Tais medidores estão em conformidade com as principais normas internacionais para equipamentos à prova de explosão (IECEx, ATEX, FM, FMc) e possuem certificação SIL2. Essa nova série de medidores faz parte da família OpreX Field Instruments, e será lançado primeiro no Sudeste Asiático, Oceania, Índia, Oriente Médio e América do Sul, excluindo o Brasil. O novo VY será implementado em outros mercados após a certificação de conformidade com os padrões de cada país (INMETRO para o Brasil). Quando combinado com software Verification Tool e FieldMate (adquirido separadamente), o modelo OpreX Série VY suporta funções que permitem uma manutenção eficiente baseada em condições do medidor.

Medidor de Vazão tipo Vortex OpreX Série VY

 

Contexto de Desenvolvimento

Em comparação com outras tecnologias para medição de vazão, medidores do tipo Vortex podem ser utilizados em uma ampla variedade de fluidos, temperaturas e pressões. A Yokogawa desenvolveu o primeiro medidor tipo Vortex do mundo em 1969 e introduziu a série YEWFLO de medidores de vazão de uso geral no mercado em 1979. Até agora, foram vendidas mais de meio milhão de unidades em todo o mundo.

Esta nova série foi desenvolvida com o objetivo de promover a implementação da transformação digital (DX) na indústria na forma da manutenção planejada e eficiente com base em condições.

 

Funcionalidades

1. Permite cálculos pelo próprio medidor

Utilizando leituras de um sensor de temperatura embutido e dados de um transmissor de pressão externo, a Série VY pode realizar cálculos precisos de compensação de pressão, temperatura*1 e cálculos de energia*2, eliminando a necessidade de dispositivos de cálculos externos.

2. Autodiagnóstico aprimorado e manutenção com base em condições

Tela de resultados de verificação FSA130

 

A digitalização dos sinais internos foi levada mais longe na Série VY, permitindo o autodiagnóstico para abranger todos os componentes, incluindo o Shedder bar e o elemento sensor. Isso melhora a confiabilidade e qualifica a série VY para uso em circuitos instrumentados de segurança (em conformidade com SIL2).

Com a Série VY, também é possível rastrear os parâmetros de integridade do medidor e usar esses dados para indicar quando a capacidade do sensor deve se deteriorar. Utilizando a ferramenta de software de verificação de integridade FSA130 e o FieldMate (ambos vendidos separadamente), a integridade dos medidores de vazão Série VY podem ser facilmente verificadas a partir de qualquer PC em um local remoto, como uma sala de controle, por exemplo, eliminando a necessidade de ir ao local para realizar verificações de manutenção. Embora os medidores de vazão tipo Vortex da Yokogawa possuírem uma reputação consolidada de não necessitarem de manutenção, os autodiagnósticos aprimorados e a capacidade de manutenção remota permitem uma manutenção eficiente e planejada, com base em condições.

3. Design único e comprovado

O mecanismo de detecção, comprimentos face a face*3 e os diâmetros (de 15 mm a 400 mm) são totalmente compatíveis com os medidores da série YEWFLO já lançados, para que os medidores já fornecidos possam ser substituídos sem a necessidade de trabalho de tubulação adicional. O Shedder Bar tem um design robusto e integrado e é o único na indústria a apresentar dois sensores de fluxo e um sensor de temperatura, ambos integrados*4. A unidade integrada pode ser parcialmente removida e reinstalada, facilitando a limpeza ou substituição de peças, se necessário. Graças ao uso do duplo sensor de fluxo e tecnologia de processamento de sinal espectral (SSP), o Shedder bar não é influenciado pela vibração

Imagem de tecnologia de processamento de sinal espectral (SSP)

na tubulação, de modo que pode capturar um sinal de vórtice estável. Este design oferece o menor comprimento face a face da tecnologia tipo Vortex do mercado e reduz os requisitos de trecho reto a montante e a jusante do medidor para instalação.

Kenji Hasegawa, vice-presidente da Yokogawa e Head de Produtos da Yokogawa, diz: "Temos orgulho e satisfação em lançar o novo Medidor de Vazão tipo Vortex OpreX Série VY. Esses produtos têm base no longo histórico de conquistas da Yokogawa que cultivamos nesse segmento e incorporam as mais recentes tecnologias digitais, tornando-os ainda mais confiáveis e fáceis de usar, graças a recursos como a manutenção baseada em condições. Nos últimos anos, a redução do consumo de energia tornou-se uma questão premente nos locais de produção. Com sua medição precisa e estável de vapor, água quente e fria, ar comprimido etc., acredito que a Série VY será de grande utilidade para nossos clientes e contribuirá para a realização de processos de fabricação sustentáveis.”

 

*1 A densidade do vapor e dos gases muda conforme a temperatura e pressão, levando a incertezas de medição. A vazão correta é calculada com compensação de temperatura e pressão;

*2 Exibe o fluxo instantâneo, fluxo acumulado, calor instantâneo, calor acumulado, temperatura (saída/retorno), diferença de temperatura e outras medições necessárias para sistemas de ar-condicionado e de calefação;

*3 Largura (o comprimento da extremidade a extremidade necessária para fixar o medidor de vazão no tubo);

*4 Quando uma configuração com sensor de temperatura é selecionada.

 

Mercados-Alvo

Química, petroquímica, petróleo e gás, energia elétrica, alimentos e bebidas, fabricação de produtos farmacêuticos, papel e celulose.

 

Aplicações

• Vapor: Medição de vazão e energia para vapor de alta temperatura e alta pressão que fornece uma fonte de calor e energia para vários tipos de plantas;

• Gases: Medição de vazão para gases utilitários, como ar e nitrogênio;

• Líquidos: Medição de vazão para água quente e fria, medição de energia, medição de vazão de GNL e outros líquidos criogênicos e produtos químicos (incluindo não orgânicos).

 

Sobre a OpreX

A OpreX é a marca abrangente para automação industrial (IA) e negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX é sinônimo de excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções IA da Yokogawa. Esta marca compreende as seguintes cinco categorias: Transformação OpreX, Controle OpreX, Medição OpreX, Execução OpreX e Ciclo de Vida OpreX. O Medidor de Vazão tipo Vortex OpreX Série VY pertence à família OpreX Field Instruments, que faz parte da categoria OpreX Measurement. A categoria Medição OpreX inclui equipamentos e sistemas de campo para medição, coleta de dados e análise de alta precisão.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa trata de questões do cliente relativas à otimização da produção, dos ativos e da cadeia de fornecimento com a aplicação efetiva de tecnologias digitais, permitindo a transição para operações autônomas. Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade sustentável através de seus 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas, abrangendo 61 países.

Para mais informações, visite www.yokogawa.com

Todos os nomes de empresas, nomes de grupos, nomes de produtos, nomes de serviços e logotipos usados neste documento são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou da empresa ou grupo relevante.