Notícias

08 de Junho, 2018

Yokogawa lança o OpreX™ Operational Risk Management

 
A Yokogawa Electric Corporation anunciou o desenvolvimento do OpreX Operational Risk Management - Field Assistant R2.02, uma aplicação em Android para utilização durante as inspeções de campo nas instalações industriais, e será lançado fora do Japão em 11 de junho. A versão japonesa está prevista para lançamento ainda este ano.
 
Com o Field Assistant R2.02 instalado em um dispositivo Android, é possível acessar checklists, manuais e outros documentos para aumentar a qualidade e eficiência do trabalho realizado durante as rotinas de inspeção em campo.
 
 
 
Cenário de desenvolvimento

Em muitas plantas industriais, inspeções de campo são realizadas periodicamente por funcionários ao longo de uma rota definida, checando os instrumentos de campo e equipamentos em pontos específicos ao longo do percurso para manter as instalações e dispositivos em segurança e em bom funcionamento. Enquanto a prática comum tem sido a impressão e revisão manual de listas com os resultados das inspeções realizadas, muitos de nossos clientes expressaram o interesse em inserir os dados diretamente em um aparelho móvel, como um tablet. Eles também indicaram que é desafiador selecionar e carregar nestas inspeções todos os documentos necessários para uma rápida referência, como históricos de vistorias e manuais dos equipamentos.
 
Com o Field Assistant R2.02 instalado em um dispositivo móvel, o operador pode acessar rapidamente todos os checklists e documentos relacionados durante a realização de uma inspeção em equipamentos e instrumentos em campo. Além de ser possível a consulta e preenchimento dos arquivos conforme a necessidade, eles serão capazes de tirar fotos e gravar vídeos para reportar os resultados de suas inspeções.
 
 

Características do Produto

O Field Assistant R2.02 roda em dispositivos que suportam o sistema operacional mobile Android da Google.
As principais características deste novo produto são:
 
 
1. Acesso a checklists digitais e documentos relacionados

Utilizando a interface do Field Assistant R2.02, os usuários podem acessar tanto checklists digitais quanto documentos relacionados, como manuais de operação, documentos de especificações e manuais de instalação.
 
O uso de checklists digitais elimina o complicado processo de registro de informações manuais e diminui a possibilidade de erros, além de tornar mais fácil a atualização. Fotos e vídeos podem ser feitos facilmente e inseridos no checklist.
 
Ao anexar etiquetas QR Code ou tags NFC (near-field communications) para cada peça do equipamento e associá-las com os documentos relacionados com antecedência, os usuários podem apenas escanear a etiqueta de código ou a tag com o tablet para visualizar os documentos durante a inspeção. Funções auxiliares como emissão de alertas para leituras anormais também estão disponíveis.
 
Os checklists e os documentos relacionados também podem ser baixados de um servidor e salvos no dispositivo móvel, então o Field Assistant R2.02 pode ser facilmente utilizado em locais em sem acesso à Internet.
 
 
2. Link de dados com o pacote Operations Management

Os dados acessados usando o Field Assistant R2.02 podem ser linkados com os dados gravados e gerenciados utilizando o OpreX Operational Risk Management: pacote de software Operations Management.

O software Operations Management auxilia nas operações da planta e aos gestores, facilitando o compartilhamento de informações de itens como eventos não usuais, progresso do trabalho e fluxos de trabalho de operação. Digitalizando e padronizando como os dados são manipulados, esse software auxilia os operadores a realizar o trabalho corretamente, com segurança e eficiência, aumentando assim o valor corporativo.
 
O link de dados entre o Field Assistant R2.02 e o Operations Management permite que o pessoal de fábrica e manutenção possa coordenar melhor as atividades. Isso melhora a eficiência do gerenciamento de operações ao administrar a transferência das instruções de trabalho dos operadores para a equipe da planta. Ele também auxilia gerando relatórios de entrega e de trabalho contendo imagens e vídeos feitos na planta.
 
 
 
 
Interface do usuário no Field Assistant R2.02
 
 
Principais Mercados

Indústrias como óleo e gás, petroquímicas e produtos químicos, onde inspeções periódicas de campo feitas por operadores e equipes de manutenção são necessárias.
 
 

Aplicações

Registro de informações da planta quando realizadas inspeções ou manutenções de rotina e referência à informações relacionadas.
 
 
 
Sobre o OpreX
 
OpreX é a marca que abrange os negócios de Automação Industrial (AI) e Controle da Yokogawa. O nome OpreX remete a excelência em tecnologia e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos de AI, serviços e soluções da Yokogawa. Com essa marca, a Yokogawa vai entregar soluções integradas que atendem a necessidades específicas e auxilia seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios. 
 
 
 
Para mais informações

Site do OpreX Operational Risk Management: Field Assistant R2.02: https://www.yokogawa.com/solutions/solutions/operations-management/field-assistant/

Site da marca OpreX: https://www.yokogawa.com/oprex/
 
 
 
Sobre a Yokogawa
 
Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial oferece produtos, serviços e soluções essenciais a uma ampla variedade de indústrias de processo, inclusive petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, bem como celulose e papel. Com o negócio de inovação da vida, a empresa procura melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor do setor farmacêutico e alimentício. Os negócios de teste e medição, aviação, entre outros, continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa coinova com seus clientes através de uma rede global de 112 empresas em 61 países, alcançando US$ 3.8 bilhões em vendas no ano fiscal de 2017. Para obter informações adicionais, acesse www.yokogawa.com.
 
Os nomes das empresas, organizações e produtos mencionados neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.