Notícias

01 de Março, 2018

Yokogawa Lança o Sistema de Gerenciamento de Dados High-content CellLibrarian™

- Para uma maior eficácia na descoberta de medicamentos e pesquisas médicas e biológicas através do gerenciamento uniforme de imagens microscópicas –

 

A Yokogawa Electric Corporation anunciou o lançamento do sistema de gerenciamento de dados high-content CellLibrarianTM. O sistema facilita a recuperação e categorização de grandes volumes de imagens microscópicas feitas para descoberta de medicamentos e pesquisas biológicas e médicas, garantindo que estas informações sejam gerenciadas de uma maneira uniforme. O sistema de gerenciamento de dados de imagem CellLibrarian é destinado para o uso com o sistema de descoberta citológica de alto rendimento CellVoyager. Ao oferecer ambas soluções, a Yokogawa será capaz de ajudar seus clientes a melhorar a eficiência e acelerar suas pesquisas.

 

Cenário de Desenvolvimento

Os sistemas de análise high-content (HCA) podem identificar candidatos a novos medicamentos ao rastrear até um milhão de compostos separados introduzidos no campo da descoberta de medicamentos. Com o HCA, as células tratadas com compostos candidatos são exibidas por uma câmera microscópica e as imagens são analisadas para determinar como as células reagem a estes compostos.

Os sistemas HCA geram grandes volumes de dados de imagem. Todas estas informações juntas com os metadados descrevem os tipos e concentrações dos componentes, e as condições da imagem para então serem gerenciadas, tornando possível estabelecer parâmetros para sua recuperação, verificação e análise. Em resposta à necessidade pelo gerenciamento de dados gerados pelos sistemas de descoberta citológica de alto rendimento CellVoyager CV7000, CellVoyager CV7000S, e CellVoyager CV8000, a Yokogawa desenvolveu o sistema de gerenciamento de dados high-content CellLibrarian. A plataforma CellLibrarian é baseada no OMERO Plus, a distribuição customizada do sistema de gerenciamento de dados de imagem líder mundial OMERO da Glencoe Software, construído pelo consórcio Open Microscopy Environment. O OMERO Plus é uma solução comprovada para o gerenciamento de imagens de microscópios ópticos e eletrônicos, imagens patológicas e imagens de capturas HCA utilizadas nas ciências da vida, pesquisa biomédica e aplicações de ensaios clínicos.

 

Recursos do Produto

1- Armazenamento de dados no servidor para a recuperação e compartilhamento via internet

Imagens adquiridas com o sistema CellVoyager pode ser exportado para o servidor CellLibrarian, permitindo que múltiplos usuários recuperem, compartilhem e visualizem estes dados via internet. Com o software CellLibrarian, os usuários podem ajustar a cor e brilho da imagem e compartilhar estas configurações da imagem com outros usuários de seus grupos. O servidor de dados é instalado no site do cliente e somente pessoas registradas podem acessar as informações.

 

2- Associação de metainformação com dados da imagem

Para facilitar a recuperação de imagens e categorização destas informações, vários tipos de metainformações podem ser associadas com arquivos de imagens. Isso inclui descrição de experimentos, tipos e concentrações de componentes, condições da imagem, tags, comentários e outros arquivos.

 

3- Compatibilidade com o software de análise de imagens CellPathfinderTM

Os dados das imagens salvas na base de dados do CellLibrarian podem ser analisados utilizando o software de análise de imagens CellPathfinder que foi desenvolvido para uso com o sistema CellVoyager e lançado em setembro de 2017. O CellPathfinder pode analisar imagens microscópicas de células coradas com fluorescência, que são comumente utilizadas para HCA, assim como imagens de células não rotuladas que foram feitas com um microscópio de campo claro*1. Através do uso da função de reconhecimento de padrões que faz uso da máquina de aprendizagem, este programa pode analisar imagens de células cultivadas e capturas precisas das mudanças que ocorrem enquanto as células proliferam.

 

Principais Mercados Alvo

Departamentos de pesquisa e desenvolvimento de companhias farmacêuticas, instituições de pesquisa de descoberta de medicamentos e organizações de pesquisa biomédica básica.

 

Aplicações

Gerenciamento análise de dados de imagem high-content coletadas durante a seleção de componentes candidatos para novos medicamentos, pesquisa aplicada em medicina regenerativa e descoberta de medicamentos com células iPS/ES, análise de funções celulares e estudo da formação de tecido.

 

Sobre o CellVoyager

Existem diversos métodos de análise de componentes candidatos para novos medicamentos. O sistema HCA utiliza a técnica de análise high-content. Esta técnica de triagem altamente precisa e objetiva analisa mudanças nas células ao longo do tempo focando em múltiplos parâmetros para imagens microscópicas das células alvo. O sistema HCA CellVoyager possui uma unidade de scanner confocal que pode observar células vivas em tempo real e uma tecnologia de posicionamento objetivo de precisão que permite triagem de alta velocidade.

A Yokogawa entrou neste Mercado em 2009 com o lançamento do sistema CellVoyager CV6000, seguido pelo lançamento do CellVoyager CV7000 em 2011 e do CellVoyager CV8000 em 2017. Estes sistemas receberam boas críticas por sua liderança na indústria por capturas rápidas e resolução*2 e veem com uma função que permite a observação de respostas celulares rápidas durante testes de medicamentos. Estes sistemas entraram em grande uso e estão acelerando o desenvolvimento de novos medicamentos e melhorando a eficiência de pesquisas biológicas e médicas básicas.

 

*1 Um tipo de microscópio amplamente utilizado que tem uma lâmpada para iluminar as amostras que não estão rotuladas com corantes fluorescentes.

*2 Baseado em uma pesquisa de mercado da Yokogawa de fevereiro de 2018.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 113 empresas e abrange 60 países. Fundada em 1915, é uma empresa de 3.5 bilhões de dólares, e realiza pesquisas de ponta e inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Com foco nestes segmentos, a Yokogawa maximiza seus ganhos oferecendo uma gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com sua subsidiária KBC Advanced Tecnologies para fornecer soluções e serviços premium. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com

 

 

 

Os nomes das companhias, produtos e marcas neste texto são marcas registradas ou marcas de seus respectivos titulares.