Notícias

17 de Maio, 2017

Yokogawa Lança o Software de Simulação Virtual-M3 para a Série de Controladores Lógicos Programáveis FA-M3V

- Melhorias no Ambiente Virtual-M3 Melhoram a Eficiência do Programa de Controle de Depuração - 

Controlador lógico programável FA-M3

Controlador lógico programável FA-M3

 

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que desenvolveu o Virtual-M3, uma ferramenta de software de simulação para o controlador lógico programável FA-M3V da Yokogawa e foi lançado nesta data. Com este software de simulação, um ambiente virtual depurado pode ser estabelecido em um PC para depurar programas de controle de aplicações para o FA-M3V sem ter que utilizar um multicontrolador real e dispositivos I/O.

 

Cenário de Desenvolvimento

O controlador lógico programável (PLC) FA-M3V da Yokogawa é um dispositivo de alta performance que pode ser instalado em vários tipos de equipamentos utilizados para montar produtos eletrônicos e componentes e em equipamentos usados para produzir dispositivos semicondutores.

Fabricantes de equipamentos de produção têm se esforçado para desenvolver produtos com funções que permitirão aos seus usuários finais aumentou a eficiência nas linhas de produção. Quanto mais sensores e outros tipos de dispositivos são instalados neste equipamento, mais sofisticado deverá ser os programas de controle PLC. Normalmente, a depuração de tais programas de controle requer o uso de um PLC, dispositivos e um PC, e este processo consome muito tempo. Os fabricantes de equipamentos querem aprimorar a eficiência deste processo de depuração para que eles possam trazer produtos para o mercado mais rapidamente. Em resposta a isso, a Yokogawa desenvolveu uma ferramenta de software de simulação que pode estabelecer uma depuração em ambiente virtual em um PC e executar o mesmo tipo de simulações que, no passado, exigiam o uso de um hardware real.  

 

Características do Produto

1. Gerador de I/O Dinâmico

O Virtual-M3 constrói um ambiente de depuração que consiste em um módulo virtual de CPU e um módulo I/O virtual. Primeiro ele simula o comportamento do módulo da CPU em uma unidade real do  FA-M3V e depois reproduz o comportamento do módulo I/O no FA-M3V e nos dispositivo alvo. Sem utilizar dispositivos reais, o Virtual-M3 atua da mesma forma das simulações utilizando a técnica de depuração convencional. Portanto, este software de simulação é ideal para desenvolver novos equipamentos. Também elimina a necessidade de desligar o equipamento real para depurar seus programas de controle ou realizar análises de falha.

 

2. Conexão com software HMI

Ao depurar programas de controle para o FA-M3V, a CPU virtual do Virtual-M3 pode ser conectado com software de aplicação para os HMIs de controladores de indicação programáveis e software de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA). O software controlador de indicação programável também pode ser depurado em sua configuração.

 

3. Passos da Operação

Utilizando uma função etapa da operação, o Virtual-M3 pode atuar depurando operações que são impossíveis de depurar usando as técnicas convencionais que requerem o software atual. Estas operações incluem rodar repetidamente testes em segmentos de programas selecionados; a execução do comando, circuito e escaneamento de operações um passo por vez; e emitir ou reiniciar programas.

 

4. Monitoramento em tempo real do programa de execução

A Yokogawa oferece a ferramenta de desenvolvimento de programa WideField3 para escrever, depurar e gerenciar as aplicações do FA-M3V. O WideField3 agora suporta o Virtual-M3 e o  Windows®10, a última versão do sistema operacional Windows. Utilizando o Virtual-M3 e o WideField3 com o analisador lógico ao Vivo, uma função que é quase uma análise lógica em tempo real, é possível apresentar informações mostrando o status de um programa PLC enquanto ele roda em um módulo de sequência de CPU. Isso melhora a eficiência no trabalho ao habilitar engenheiros a monitorar a execução do status do programa enquanto coleta dados de execução do programa.

 

Ambiente de depuração virtual

Ambiente de depuração virtual

 

Sobre a série FA-M3

Em setembro de 1989, a Yokogawa entrou no Mercado de PLC com o modelo médio a grande FA500. Em Dezembro de 1992, a Yokogawa introduziu a série FA-M3 de controlador lógico programável para cobrir toda a linha, do menor ao maior, e o último FA-M3V foi lançado em novembro de 2010. (O V é proveniente da palavra francesa vitesse, que significa velocidade).

 

Principais mercados de atuação

Fabricantes de componentes eletrônicos/equipamentos de montagem de sistema e fabricantes de equipamentos semicondutores.

 

Aplicações

Controladores embutidos usados em tipos específicos de equipamentos.

 

Para mais informações

FA-M3V

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 114 empresas e abrange 59 países. Fundada em 1915, é uma empresa de 3.7 bilhões de dólares, e realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com

 

Os nomes de organizações e produtos aqui contidos são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.