Notícias

03 de Dezembro, 2018

Yokogawa Lança o Sushi Sensor, uma Solução Wireless da Marca OpreX para a IoT Industrial, em Mercados Fora do Japão

–Coleta de dados que agregam valor na manutenção da planta–
 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que lançará o Sushi Sensor, uma solução wireless da marca OpreXTM, em mercados fora do Japão começando pela Europa (com início em março de 2019). Já disponível no Japão, o Sushi Sensor é um dispositivo wireless compacto com funções integradas de sensoriamento e comunicação que é destinado ao uso na monitoração de vibrações nos equipamentos, além de medir a temperatura superficial do mesmo. Otimizado para aplicações industriais IoT (IIoT), o Sushi Sensor permite o monitoramento on-line das condições de operação do equipamento, o que ajuda a melhorar a manutenção e a evitar falhas, detectando sinais de anormalidades em um estágio inicial.


Cenário de Desenvolvimento

À medida em que os fabricantes se esforçam para melhorar a produtividade e a eficiência de suas operações de manutenção, eles têm uma necessidade crescente de soluções que facilitam a coleta de dados de equipamentos. Isso está impulsionando a demanda por sensores wireless que são mais fáceis e mais baratos de instalar do que os dispositivos convencionais com fio.

Para detectar sinais de anomalias de um equipamento em um estágio inicial e evitar falhas inesperadas, é essencial medir com frequência a temperatura da superfície e a vibração dos equipamentos da planta, como compressores, bombas e motores, e possibilitar o monitoramento desses dados on-line. Embora equipamentos cruciais já possam ser continuamente monitorados pelo uso de sensores com fio, isso pode ser uma tarefa complicada com muitos outros tipos de equipamentos, devido ao alto custo inicial e aos desafios dos dispositivos de fiação em locais de difícil acesso. Tal equipamento deve ser inspecionado durante as rotinas de manutenção feitas pelo operador ou durante inspeções periódicas. Portanto, há uma necessidade crescente de sensores de temperatura e vibração wireless que podem ser instalados facilmente e com baixo custo, para melhorar a eficiência da manutenção.

Para atender a essa necessidade, a Yokogawa desenvolveu o Sushi Sensor, um dispositivo wireless compacto que mede vibração e temperatura e usa o LoRaWANTM, um protocolo de comunicação de dados wireless de área ampla que atrai um interesse considerável entre os desenvolvedores para uso nas aplicações IIoT*1. A Yokogawa lançou o Sushi Sensor no mercado japonês em março de 2018 e já estabeleceu um sólido histórico com este dispositivo. A Yokogawa também oferece sistemas wireless de campo que cumprem com a norma ISA100 WirelessTM*2 comprovada e altamente confiável e que ajudam a garantir operações estáveis e seguras da planta. A versão europeia do Sushi Sensor está marcada para 2019, com outras regiões seguindo depois, dando aos nossos clientes nestes mercados uma gama maior de soluções para escolher.

 

Características
 

1. Fácil instalação e configuração

O sensor wireless compacto atende ao padrão LoRaWAN para comunicações de longa distância e, portanto, não precisa de repetidores. Também é alimentado por bateria, eliminando a necessidade de uma fonte de alimentação externa. Sendo compacto e leve, este sensor pode ser montado facilmente em diversos equipamentos da planta. Além disso, suporta comunicação NFC*3, que permite a configuração e o monitoramento da condição do sensor a partir de um smartphone por meio de um aplicativo dedicado.

2. Excelente resistência ambiental

Embora sensores de vibração e sensores de temperatura para aplicações de IoT estejam comercialmente disponíveis, a maioria deles foi projetada para uso interno. O Sushi Sensor wireless compacto da Yokogawa é ambientalmente robusto e é bem adequado para instalação em locais de difícil acesso nas plantas.
 

3. Monitoramento por meio de servidor local ou servidor em nuvem
Os dados coletados pelo Sushi Sensor podem ser monitorados a partir de um servidor local ou de um servidor na nuvem por meio de um gateway LoRaWAN. A partir do servidor local ou de qualquer dispositivo em um local remoto que possa acessar o servidor em nuvem, os operadores e a equipe de manutenção podem monitorar a vibração e a temperatura da superfície do equipamento em toda a planta.

 

Configuração do sistema

Para o monitoramento das condições de operação do equipamento, o sensor wireless compacto com funções integradas de sensoriamento e comunicação coleta dados de vibração e temperatura da superfície e transmite esses dados para um servidor local ou em nuvem por meio de um gateway LoRaWAN.

Principais Mercados Alvo

Petróleo e gás, petroquímica, produtos químicos, energia elétrica, papel e celulose, produtos farmacêuticos, alimentos, siderurgia, abastecimento de água e tratamento de efluentes, etc.

Aplicações

Medição de vibração e temperatura de equipamentos da planta, como compressores, bombas, motores, ventiladores e transportadores.
 

* 1 LPWA é uma tecnologia de comunicação wireless otimizada para comunicações de longa distância e baixo consumo de energia. LoRaWAN, um protocolo LPWA que é baseado em um padrão aberto, é promovido pela Aliança LoRa de mais de 500 empresas e usuários de IoT em todo o mundo.
* 2 Tecnologia wireless de rede baseada no padrão de comunicação wireless ISA100.11a para automação industrial, desenvolvida pela International Society of Automation (ISA)
* 3 Uma tecnologia que é adequada para comunicações de curto alcance, a uma distância de vários centímetros, permitindo a troca rápida de dados.

 

Sobre o Sushi Sensor
A Yokogawa desenvolveu um sensor wireless compacto com funções integradas de sensoriamento e comunicação. Os dados de vibração e temperatura da superfície coletados são enviados para a nuvem e compartilhados. Com a ajuda da análise de IA e do processamento de aprendizado de máquina, permite o diagnóstico de degradação e a previsão da vida útil das instalações, criando um novo valor para a manutenção e o gerenciamento de energia das plantas. A Yokogawa planeja desenvolver aplicativos para análise de dados e promover ativamente essa solução wireless para a IIoT como o Sushi Sensor.
 

Para maiores informações
Sushi Sensor http://www.sushisensor.com/

 

Sobre o OpreX
OpreX é a marca abrangente da automação industrial (IA) da Yokogawa e dos negócios de controle. O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da cocriação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos, serviços e soluções de AI da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O Sushi Sensor trabalha em conjunto com soluções nestas categorias para agregar valor aos nossos clientes.
Com esta marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendam a necessidades específicas e apoiem seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.
 

Sobre o Yokogawa
Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia e papel e celulose. Com o negócio de inovação da vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. As empresas de teste e medição, aviação e outras continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa co-inova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 61 países, gerando US $ 3,8 bilhões em vendas no ano fiscal de 2017. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.
 
Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.