Notícias

27 de Abril, 2015

Yokogawa lança o TDLS8000 - Espectrômetro Diodo Laser Sintonizável

Melhoria da confiabilidade e operabilidade para redução do OPEX e aumento da segurança da planta

TDLS8000

A Yokogawa Electric Corporation lançou o TDLS8000, espectrômetro diodo laser sintonizável, no dia 7 de Maio.

Este novo analisador pode rapidamente realizar medições in-situ das concentrações de gases em processos de combustão e aquecimento, empregados nas indústrias de óleo e gás, petroquímicas, termelétricas, siderurgias, entre outras.

Como sucessor do analisador de gás laser TDLS200, o TDLS8000 fornece maior confiabilidade e operabilidade. Com este novo produto, a Yokogawa visa captar uma parcela maior do mercado de analisadores de gases oferecendo uma solução que irá melhorar a eficiência e segurança das instalações.

Contexto do Desenvolvimento

As indústrias estão sempre em busca de maneiras para otimizar seus processos por meio da economia de energia, redução das emissões de CO2, e melhoria da segurança e, uma forma de se atingir isto, é através da otimização da taxa ar-combustível em um processo de combustão. Neste caso, são necessários sensores que possam monitorar continuamente as concentrações de O2 e CO+CH4 na seção de radiação dos fornos.

O analisador de gás laser TDLS200 é capaz de realizar rapidamente medições in-situ das concentrações de gases com absorção no infravermelho próximo tais como O2, CO, CO2, e NH3. Desde quando o TDLS200 foi lançado em 2008 sua elevada exatidão e precisão o levaram a conquista de uma boa reputação no mercado tornando-se um dos instrumentos mais vendidos do seu tipo no mercado global (baseado na pesquisa de mercado da Yokogawa).

O TDLS8000 está sendo introduzido como sucessor do TDLS200 para satisfazer a necessidade de uma melhor operabilidade e permitir uma maior capacidade de adaptação em aplicações complexas.

Características do Produto

  1. Medição altamente confiável

O módulo laser do TDLS8000 inclui uma célula de referência recentemente desenvolvida, que melhora a confiabilidade da detecção do pico de absorção, sendo um importante passo no método de área espectral. Além disso, a unidade receptora emprega uma nova função de auto ganho que pode automaticamente otimizar a sensibilidade de detecção dependendo do componente de medição. O aumento da razão sinal – ruído (razão S/N) melhora a confiabilidade das medições realizadas, por exemplo, em processos de combustão que utilizam carvão como combustível e outros processos onde o teor de particulado é alto. O analisador é projetado para atender os requisitos da certificação SIL2 (certificação pendente) definidos pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), assim o TDLS8000 irá desempenhar um papel fundamental de apoio para garantir a operação segura das plantas.

  1. Melhoria da operabilidade e eficiência na manutenção

O TDLS8000 possui uma interface de 7.5 polegadas, tipo LCD touch screen, que permite a visualização de uma grande variedade de dados. A interface touch screen substitui a interface de teclas utilizada nos modelos anteriores, tornando a configuração de parâmetros mais fácil e intuitiva. O módulo da fonte de luz que contém o diodo laser é totalmente selado e resistente a danos. Para facilitar a resolução de problemas e reduzir o tempo de inatividade, este módulo é capaz de armazenar até 50 dias de dados que podem ser acessados em qualquer lugar do mundo, e, por exemplo, pelo Response Center da Yokogawa.

  1. Tamanho compacto

O novo modelo TDLS8000 equivale apenas a três quartos do tamanho e peso do modelo anterior, permitindo que seja instalado em uma maior variedade de locais.

O TDLS8000 possuirá certificação IECEx, ATEX (Europe), FM (US), CFM (Canadá), e TIIS (Japão). Ele será adequado para instalação em áreas classificadas que requerem a utilização de um invólucro à prova de explosão.

Principais Mercados Alvo

Indústrias de óleo e gás, petroquímicas, químicas, termelétricas, siderúrgicas e cerâmicas.

Aplicações

  • Medição da concentração de O2 em fornos para aumento da segurança e gerenciamento do ciclo de vida.
  • Medição da concentração de CO em processos de combustão.
  • Medição do teor de umidade em hidrocarbonetos e gases corrosivos.
  • Medição da concentração de amônia para detecção de vazamentos em processo DeNox.

Analisadores de Gás Laser Yokogawa

Estes instrumentos fazem uso da espectroscopia diodo laser sintonizável (TDLS) para medir a concentração de gás. Para determinar a concentração de um gás, a unidade receptora detecta a quantidade de energia que é absorvida, conforme o feixe do laser é transmitido através do gás. Com esta técnica, não há necessidade de um sistema de amostragem: o analisador pode ser instalado diretamente no duto do gás e realizar as medições rapidamente, em tempo real. Os analisadores da Yokogawa utilizam o método único de área do espectro em que a concentração do gás é calculada, baseada na área em um gráfico de distribuição de absorção, e, portanto, pode estavelmente medir a concentração de um gás específico na presença de outros gases ou particulados e sob condições onde a temperatura e/ou pressão variam.

Para mais informações

TDLS8000

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa, com 86 empresas, abrange 56 países. Fundada em 1915, a empresa de 4 (quatro) bilhões de dólares realiza pesquisas e inovação de ponta. A Yokogawa está engajada na automação industrial e controle (IA), teste e medição, e outros segmentos de negócios. O segmento IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, químicas, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutico e de alimentos.