Notícias

07 de Julho, 2021

Yokogawa lança OpreX Data Model Broker, uma Plataforma de Transformação de Dados de Plantas.

-Comprova automaticamente as discrepâncias e inconsistências entre os dados para melhorar drasticamente a eficiência na construção e operação da planta -

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia o desenvolvimento e o lançamento do OpreX™ Data Model Broker, uma plataforma de transformação de dados de plantas na linha OpreX Connected Intelligence. O OpreX Data Model Broker verifica automaticamente a consistência dos dados em diferentes projetos de plantas e sistemas de instrumentação e permite sua interutilização pela aplicação de ontologia*, uma técnica de IA, na operação e gerenciamento do banco de dados. A Validação de Dados de Projeto, o primeiro componente a ser lançado pela Yokogawa para esta plataforma, auxilia na tarefa complicada e demorada de identificar e confirmar sistematicamente as inconsistências entre os diagramas de tubulação e instrumentos (P&ID) e diagramas de tubulação 3D. Ao identificar automaticamente essas inconsistências em grandes volumes de dados, esse componente aumenta muito a eficiência do trabalho e reduz drasticamente o número de horas de trabalho necessárias para esse trabalho.

 

OpreX Data Model Broker Design Data Validation

* IDF: Intermediate Data File

 

Histórico de Desenvolvimento

Com o aumento do tamanho e sofisticação das fábricas nos últimos anos, as instalações instaladas nessas fábricas têm se tornado cada vez mais complexas. Quando uma fábrica é construída ou expandida, os departamentos responsáveis por cada área de trabalho usam diferentes ferramentas de design. O mesmo se aplica aos sistemas, para os quais não há apenas documentos de projeto e especificação, mas também diagramas de fornecedores de dispositivos e equipamentos, e dados de engenharia de diferentes conjuntos de sistemas. Em muitos casos, verificações manuais muito demoradas devem ser realizadas para garantir que haja total consistência em todos os dados. Embora os diagramas de tubulação 3D geralmente sejam em número de poucos milhares, pode haver 10.000 ou mais destes documentos com um projeto em larga escala, e todos estes dados são atualmente verificados manualmente. Portanto, existe uma grande demanda por um sistema que use tecnologia digital para aumentar a interoperabilidade de dados e garantir sua confiabilidade.

Para atender a essa necessidade urgente, a Yokogawa desenvolveu o OpreX Data Model Broker, uma plataforma de transformação de dados da planta que promove a interoperabilidade e o aumento da utilização de dados ao longo do ciclo de vida da planta.

 

Características

As seguintes consistências são verificadas automaticamente pelo Design Data Validation no OpreX Data Model Broker:

1. Informações de atributo de tubulação

Verificação das informações de atributo de tubulação em diagramas de tubulação P&ID e 3D.

2. Informações e sequências de atributos de componentes de tubulação

Validação das informações do atributo para cada componente da tubulação, bem como as suas sequências.

3. Especificações de flange

Se uma alteração na especificação de uma tubulação for designada para uma extremidade da válvula em um P&ID, ela valida as especificações da tubulação para a válvula relevante e flange associado no diagrama de tubulação 3D.

4. Direção do fluxo para componentes de tubulação

Verifica se a direção do fluxo para cada componente da tubulação no diagrama de tubulação 3D corresponde à direção do fluxo do processo no P&ID.

 

* Ontologia é uma das abordagens da tecnologia de IA. É um conceito ou mecanismo para definir o significado da informação e tem como objetivo fazer com que os computadores imitem a forma como os seres humanos entendem o significado da informação.

 

Principais Aplicações

Verificação de diagramas de P&ID e tubulação 3D durante a fase de engenharia, aquisição e construção (EPC) para petróleo, produtos químicos e outros projetos de construção ou expansão de plantas

 

Para mais informações

Data Model Broker

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/oprex/oprex-transformation/oprex-connected-intelligence/oprex-data-model-broker/ 

 

Sobre OpreX

OpreX é a marca abrangente para automação industrial (IA) e negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX é sinônimo de excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Esta marca compreende as seguintes cinco categorias: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution, e OpreX Lifecycle. O OpreX Data Model Broker é um produto da família OpreX Connected Intelligence da categoria OpreX Transformation, que oferece excelência operacional em todas as atividades da empresa, desde a produção até a otimização da cadeia de fornecimento e gestão de riscos e negócios.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece tecnologias e serviços avançados nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, química, materiais, produtos farmacêuticos, alimentos e água. A Yokogawa aborda as questões dos clientes com relação à produção cada vez mais complexa, gestão de operações e otimização de ativos, energia e cadeia de fornecimento com fabricação inteligente digitalmente habilitada, permitindo a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade mais sustentável por meio de mais de 17.500 colaboradores em uma rede global de 119 empresas em 61 países. Para mais informações, visite www.yokogawa.com