Notícias

31 de Agosto, 2021

Yokogawa lança OpreX Multi-Sensing Remote I/O Unidade de Detecção Analógica VZ20X.

- Design compacto de classe mundial e alto desempenho para manutenção de produção e desenvolvimento de baterias EV e outros componentes -

A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO: 6841) anuncia que desenvolveu o E/S Remota Multisensorial OpreXTM como um acréscimo à sua linha de componentes OpreX. Os dispositivos E/S Remota Multisensorial OpreX obtêm dados de vários sensores com precisão, convertem-nos em formato digital e os transferem para um sistema de nível superior para monitoramento. O primeiro modelo é a Unidade Sensorial Analógica VZ20X, que está sendo lançada para venda em 31 de agosto em 64 países e regiões da Ásia-Pacífico e do Oriente Médio. O menor VZ20X da classe é um dispositivo de alta velocidade, alta precisão e altamente resistente a ruídos que é capaz de coletar dados simultaneamente de sensores analógicos em até 120 canais. Com altura e largura menores que a de um cartão de visita típico e pesando menos de 200g, é adequado para instalação em qualquer lugar onde o espaço é premium, inclusive em equipamentos de produção.

Aproveitando tais características e as capacidades da tecnologia de IA da Yokogawa, os usuários do VZ20X serão capazes, por exemplo, de detectar quando uma anormalidade pode ocorrer em uma linha de produção para que a manutenção com base em condição (CBM) possa ser realizada em um tempo adequado. O VZ20X também é capaz de coletar com precisão os dados necessários para o desenvolvimento de componentes, como baterias de bordo usadas em veículos elétricos (EVs), veículos híbridos plug-in (PHVs) e veículos com células de combustível (FCVs).

E/S Remota Multisensorial OpreXTM - Unidade de Detecção Analógica VZ20X

 

Histórico de Desenvolvimento
A necessidade de um dispositivo compacto, de alta velocidade e alta precisão capaz de coletar dados simultaneamente de vários sensores


Enquanto veículos de transporte não tripulados, automação avançada e outras tecnologias estão sendo cada vez mais usados para reduzir os custos de mão de obra em instalações de logística e produção, ainda existem muitas áreas onde equipamentos e processos são gerenciados usando tecnologia analógica. A detecção precoce de sinais de deterioração em tais instalações é um desafio, e falhas podem levar a paralisações não planejadas e à redução das taxas operacionais. Com o CBM, há uma necessidade crescente de dispositivos compactos que possam ser facilmente adaptados às instalações e soluções existentes para permitir a coleta e digitalização rápida e precisa de dados baseados em eventos de vários locais.
O mundo está vendo inovações nas tecnologias automotivas usadas em EVs, PHVs, FCVs e outros tipos de veículos. Para garantir resultados de alta qualidade no desenvolvimento de componentes como baterias de automóveis e na condução de testes ambientais e de desempenho, é importante obter dados altamente confiáveis. Como tal, é necessário coletar simultaneamente dados de vários sensores em altas velocidades e com um alto nível de precisão.
 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

Funcionalidades

1. Design compacto de classe mundial

  • Mais curto e estreito que um cartão de visita e pesando menos de 200g, o VZ20X é adequado para instalação em espaços apertados. Além de minimizar a necessidade de reconfiguração do equipamento de produção existente, é idealmente dimensionado para ser montado em veículos de transporte não tripulados e outros tipos de veículos para a execução de avaliações de desempenho de bateria, desempenho de manutenção preventiva, etc.
  • Fácil conexão de dispositivos usando conexões push-in e terminais de virola.
  • A alimentação também pode ser fornecida via USB (Tipo C).

2. Sincronização multicanal de alta velocidade, alta precisão e alta resistência a ruído

  • Alta velocidade: Os sinais de entrada analógica podem ser amostrados em intervalos de 1 milissegundo (0,001 segundos).
  • Alta precisão: Precisão de sincronização de ± 100 microssegundos (1 microssegundo = 1 milionésimo de segundo), precisão de medição de ± 0,05%, medições de temperatura com precisão de ± 0,16℃ ou menos e medições de tensão com precisão de ± 1mV
  • Sincronização multicanal: Com cada módulo tendo 8 canais, no máximo 15 unidades podem ser conectadas, permitindo a medição simultânea em até 120 canais.
  • Alta resistência ao ruído: Os canais de entrada são isolados uns dos outros, para que os dados possam ser medidos com precisão, mesmo em um ambiente barulhento.

3. Suporte para uma variedade de sensores analógicos

  • Um único módulo pode aceitar uma ampla gama de entradas analógicas, incluindo sinais de tensão DC, sinais unificados, sinais de resistência e sinais de temperatura de sensores como termopares (TC) e detectores de temperatura de resistência de 3 fios/4 fios (RTD). Ao acomodar entradas de uma variedade de sensores analógicos, ele facilita o monitoramento e o controle de uma ampla gama de variáveis, incluindo tensão, temperatura, umidade, pressão e vibração.

 

Principais Mercados-Alvo

Transporte e logística, automóveis e máquinas, dispositivos eletrônicos, energia e materiais, alimentos e agricultura. 

 

Formulários

Obter dados precisos de vários sensores e encaminhá-los para sistemas de nível superior que realizam o monitoramento:

  • CBM de instalações em sites de produção e logística
  • Testes em institutos de P&D: testes de avaliação de desempenho em processos de desenvolvimento de produtos e testes de segurança e confiabilidade em processos de inspeção de qualidade de produtos.

 

Usos Típicos

1. Manutenção de instalações de produção/logística

Extremamente compacto e leve, o módulo pode ser facilmente montado em veículos de transporte não tripulados, linhas de produção e similares. Quando usado junto com o software de registro de dados GA10*1 e o controlador de sistema operacional em tempo real e-RT3 Plus, este dispositivo não só facilita a coleta e o monitoramento de dados de alta precisão, mas também é capaz de utilizar a tecnologia de IA proprietária da Yokogawa para realizar a detecção de anormalidades e análise de causa. Isso reduz o tempo de inatividade e melhora a eficiência operacional.

*1 Um aplicativo de registro de dados baseado em PC que utiliza uma rede Ethernet para coletar e registrar dados de dispositivos em fábricas e outras instalações

2. Desenvolvimento de componentes como baterias de bordo para EVs, PHVs e FCVs

Quando usado em combinação com o software GA10, o módulo permite a coleta rápida e precisa e o monitoramento de dados sincronizados de vários canais que são necessários para garantir resultados de alta qualidade nos testes e desenvolvimento de componentes automotivos. Além disso, graças à sua excelente resistência a ruídos, este produto é capaz de coletar dados com precisão, mesmo quando o dispositivo em teste, como um inversor (conversor de energia), é uma fonte de ruído.

3. Testes ambientais, de desempenho e de confiabilidade de automóveis

Este módulo garante resultados de qualidade em testes de resistência e ambientais, permitindo a coleta e monitoramento sincronizado e altamente preciso de dados sobre variáveis como temperatura, umidade, pressão e ponto de orvalho que afetam o ambiente operacional do veículo.

 

Sobre a OpreX

A OpreX é a marca abrangente para automação industrial (IA) e negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX é sinônimo de excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções IA da Yokogawa. Esta marca compreende as seguintes cinco categorias: Transformação OpreX, Controle OpreX, Medição OpreX, Execução OpreX e Ciclo de Vida OpreX. O E/S Remota Multisensorial OpreX faz parte da linha de produtos Componentes OpreX, que está alinhada na categoria Medição OpreX. A categoria Medição OpreX inclui equipamentos e sistemas de campo para medição, coleta de dados e análise de alta precisão. Para mais informações, visite https://www.yokogawa.com/solutions/solutions/oprex/.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa trata de questões do cliente relativas à otimização da produção, dos ativos e da cadeia de fornecimento com a aplicação efetiva de tecnologias digitais, permitindo a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade sustentável através de seus 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas, abrangendo 61 países.

Para mais informações, visite www.yokogawa.com