Notícias

25 de Maio, 2021

Yokogawa lança Plataforma para Controle Avançado e Estimativa R5.03

Uma solução OpreX Asset Operations and Optimization que melhora a interoperabilidade e segurança dos sistemas das instalações através do apoio à norma de comunicação OPC UA.

 

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia que Yokogawa e Shell desenvolveram conjuntamente a Plataforma para Controle Avançado e Estimativa R5.03 e a lançarão no dia 2 de Junho, como solução no âmbito da família OpreXTM Asset Operations and Optimization.

Platform for Advanced Control and Estimation é um conjunto de software que reúne a tecnologia avançada de controle de processos de instalações da Shell e a tecnologia de controle em tempo real da Yokogawa para ajudar os clientes a melhorar a produtividade, aumentando o rendimento do produto e reduzindo o consumo de energia. Esta atualização da versão suporta Open Platform Communications Unified Architecture (OPC UA)*, a última versão de um padrão de comunicação que melhora a interoperabilidade e a segurança dos sistemas da planta, e fornece a base para a transformação digital para ajudar os clientes na transição para a autonomia industrial.

* O OPC é o padrão de interoperabilidade para o intercâmbio seguro e confiável de dados no espaço de automação industrial e em outras indústrias. OPC UA é reconhecido como um padrão de comunicação para a Indústria 4.0, beneficiando-se de alta segurança e escalabilidade sem dependência de hardware ou OS.

 

Histórico de desenvolvimento

Os sistemas avançados de controle de processo (APC) melhoram o rendimento do produto e reduzem o consumo de energia, mantendo a temperatura, taxa de fluxo, pressão e outros valores de processo dentro de uma faixa definida e mantendo-os o mais próximo possível de seus pontos de ajuste ideais. Tais sistemas são cada vez mais utilizados em instalações como refinarias de petróleo, plantas petroquímicas, plantas químicas e trens de GNL.

 

A Plataforma para Controle Avançado e Conjunto de Estimativas Yokogawa oferece as seguintes funcionalidades:

  • Controle preditivo de modelo multivariável (o controle de múltiplas variáveis baseado em previsões feitas usando modelos das características dinâmicas das respostas das plantas)
  • Sensoriamento suave para estimar a qualidade em tempo real com base na temperatura, taxa de fluxo, pressão e outros valores de processo
  • Customização dos cálculos

 

A Yokogawa continuou a aprimorar esta suíte em resposta às mudanças nas exigências dos clientes. O lançamento da versão R5.03 atende às necessidades urgentes da indústria para melhorar a interoperabilidade e a segurança dos sistemas da planta.

 

Melhorias

  1. Expansão de recursos

                A. Suporte para OPC UA

A versão 5.03 está em conformidade com a OPC UA, a última versão do padrão de comunicação OPC. OPC é o padrão predominante de intercâmbio de dados no campo da automação industrial. O suporte da última versão OPC permite que os usuários troquem dados com segurança com dispositivos OPC UA e trabalhem com dados de uma gama mais ampla de fontes.

 

B. Adição de novo modelo de Controle de Camadas Base (BLC)

Um novo modelo BLC que emprega uma lógica de controle diferencial integral proporcional (PID) foi adicionado. Este modelo usa os parâmetros PID de um sistema de controle distribuído (DCS) para representar a dinâmica de um loop PID. Isto melhora o controle, reduzindo as inadequações com o processo descrito pelo modelo BLC.

 

               C. Expansão da Shed Logic para a Event Logic

Shed Logic é uma função que personaliza a forma como as aplicações operam. Ele dá aos usuários a liberdade de personalizar o comportamento de suas aplicações de acordo com as condições de operação de uma fábrica. Shed Logic é agora chamado de Event Logic, com funcionalidades expandidas que eliminam a necessidade de código personalizado e permitem o processamento baseado em eventos para validação de medições, mudança de modelo, etc.

 

2. Melhoria dos recursos de manutenção

 

                A. Design-Time advisor

Esta função verifica os valores dos parâmetros para aplicações, processadores e variáveis que foram definidos usando o Design-Time e exibe uma mensagem de aviso para qualquer configuração de parâmetro inválido. Ao facilitar a identificação e correção de erros de configuração, isto ajuda a melhorar as aplicações.

 

B. Escala automática de tendência

A escala da caneta de tendência (limites superior e inferior da exibição de tendência) pode agora ser ajustada automaticamente. Esta característica reduz o tempo e o esforço necessários para definir a escala de tendência.

 

                C. Visualização dos dados de desempenho do OPC

Agora é possível visualizar métricas de desempenho OPC, tais como tempo de leitura ao acessar dados de um servidor de acesso a dados OPC/ arquitetura unificada (DA/UA). Além disso, pode ser exibida uma lista que mostra todos os itens OPC acessíveis. Esta característica facilita o diagnóstico do acesso ao OPC DA/UA.

 

3. Melhora da velocidade e robustez de execução

As aplicações são mais robustas e funcionam mais rapidamente. Além disso, as atualizações de laboratório levam significativamente menos tempo para serem realizadas e são mais robustas.

 

Principais aplicações

Controle avançado de processos contínuos de plantas nas indústrias de petróleo, petroquímica, química, gás e outras.

 

Para mais informações

Plataforma para Controle Avançado e Estimativa (Controle Avançado de Processos)

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/solution-based-software/optimization/advanced-process-control-platform-for-advanced-control-and-estimation/

 

Sobre a OpreX

OpreX é a marca abrangente para o negócio de automação industrial (IA) e controle da Yokogawa. O nome OpreX significa excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções de AI da Yokogawa. Esta marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution, e OpreX Lifecycle. Plataforma para Controle Avançado e Estimativa, uma solução da família OpreX Asset Operations and Optimization, está na categoria OpreX Transformation. OpreX Transformation oferece excelência operacional em todas as atividades de uma empresa, desde a produção até a otimização da cadeia de suprimentos e gestão de riscos e negócios.

 

Com esta marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e fazer crescer seus negócios.

 

Sobre Yokogawa

A Yokogawa fornece tecnologias e serviços avançados nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, química, materiais, produtos farmacêuticos, alimentos e água. A Yokogawa trata de questões de clientes relativas à produção cada vez mais complexa, gerenciamento de operações e otimização de ativos, energia e cadeia de fornecimento com fabricação inteligente digitalmente habilitada, permitindo a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade mais sustentável através de mais de 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas abrangendo 61 países.

Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.