Notícias

15 de Agosto, 2013

Yokogawa lança produtos da plataforma SENCOM


Novo sensor digital para pH/ORP e Software dedicado para aprimorar a eficiência da manutenção

A Yokogawa Eletric Corporation anuncia em 16 de Agosto de 2013 o lançamento da nova série de produtos da plataforma SENCOM. Essa série irá fazer parte de um portfólio existente de soluções de pH/ORP, incluindo o FLXA21, transmissor 2 fios* para pH e ORP. Com o lançamento da plataforma SENCOM, a Yokogawa irá trazer a medição de pH e ORP para a era digital.

A plataforma SENCOM consiste inicialmente de um módulo SENCOM, sensor para pH/ORP FU20F, cabo SENCOM e software para PC SPS24. A instalação do módulo SENCOM no transmissor FLXA21 proporcionará uma capacidade de processamento de sinal digital necessário para trabalhar em conjunto com o sensor SENCOM.  

Como o seu antecessor, o sensor digital SENCOM FU20F para pH/ORP é para uso geral e indicado para uma ampla variedade de aplicações. O FU20F é capaz de armazenar dados digitais e ser calibrado utilizando o software para PC SPS24 e/ou o FLXA21. Com os produtos da plataforma SENCOM, nossos clientes serão capazes de reduzir o trabalho de manutenção em campo, melhorando a eficácia e reduzindo custos. 

Background do desenvolvimento

Analisadores de líquidos são utilizados em plantas de petróleo, petroquímicas, siderúrgicas, energia elétrica, processos de tratamento de água e para controlar a qualidade das matérias primas e produtos. As propriedades de determinadas soluções podem causar danos ou obstrução dos sensores durante as análises e afetar adversamente a precisão da medição, então é necessário realizar a calibração do sensor regularmente. No entanto, as condições podem variar e não é sempre seguro ou conveniente realizar a calibração em campo, o que requer usualmente, um conversor para armazenamento dos dados, e uso de soluções padrões de calibração. É necessário fazer essa operação em um local seguro e também reduzir ao máximo o tempo de indisponibilidade da medição. 

Características do produto

1. Melhores condições de trabalho / tempo de indisponibilidade da medição reduzido

O sensor FU20F é capaz de processar sinais e armazenar informações digitais, incluindo dados de calibração. Utilizando o software SPS24 ou o transmissor FLXA21, é possível calibrar o sensor off-line em laboratório, onde as condições são ideais. Além disso, a possibilidade de retirar o sensor FU20F da linha e substituí-lo por outro sensor já calibrado irá reduzir significativamente o tempo de indisponibilidade de medição.

2. Calibração rápida e eficiente

Com o software SPS24, é possível calibrar simultaneamente até 04 sensores SENCOM, reduzindo significantemente o tempo de calibração.

3. Gerenciamento de dados eficiente

O software SPS24 possui um banco de dados integrado capaz de armazenar informações de até 100 sensores SENCOM. Isto facilita a manutenção preventiva, permitindo que o corpo técnico identifique quando é necessário manutenção ou troca do sensor. Além disso, não há mais necessidade de ir até o site para obter os dados diretamente do transmissor.

Sobre o SENCOM

“SENCOM” vem do termo “SENsor” com “COMunicação”, que enfatiza a capacidade de armazenamento de dados destes sensores. A Yokogawa Electric Corporation e sua filial Yokogawa Europe B.V. (com sede na Holanda), desenvolveram em conjunto a plataforma SENCOM para ajudar os seus clientes a aumentarem a eficiência e reduzirem custos em seus processos.

Após a introdução do FU20F, que é o primeiro sensor a ser apresentado da plataforma SENCOM, a Yokogawa irá expandir a série SENCOM e adicionar produtos que suportem analisadores de líquidos quatro fios, ampliando o escopo de análise.

Masatoshi Nakahara, Vice presidente Sênior da plataforma de automação industrial, disse: “Para melhorar a qualidade e eficiência de produção nas plantas dos nossos clientes, é fundamental não somente melhorar as instalações das fábricas, mas também manter os instrumentos de medição em condições ótimas para longo tempo de medição estável. O novo desenvolvimento de sensores digitais SENCOM irá ajudar os clientes a melhorar a eficiência e reduzir custos de manutenção. Como parte da nossa iniciativa VigilantPlant, a Yokogawa irá continuar a desenvolver e oferecer soluções que ajudem os clientes a alcançar a planta ideal”.

Principais alvos de mercado

Indústrias petroquímicas, petróleo, siderúrgicas, energia elétrica, abastecimento de água e tratamento de águas residuais.

Aplicações

- Monitoramento da qualidade de água após tratamento e neutralização

* O sistema a dois fios alimenta e transmite sinais por um par de cabos, reduzindo gastos com fiação.