Notícias

09 de Novembro, 2015

Yokogawa lança release 3 da linha SMARTDAC+

A Yokogawa anuncia em 10 de novembro o lançamento da release 3 de sua linha de registradores e sistemas de aquisição de dados da série SMARTDAC+. Esta nova versão inclui uma série de novos recursos e melhorias para todos os modelos GX, GP e GM.

Esta última versão inclui uma ferramenta de notificação prévia para a calibração dos sensores e correção de desvios que ajudará os clientes da indústria de tratamento térmico, a ficarem em conformidade com a NADCAP e com a norma SAE AMS2750E, além das opções de comunicação com uma variedade de equipamentos industriais, requisito fundamental para a indústria 4.0.

Além disso, a versão traz capacidade de multi-batch, módulo com fonte de alimentação DC (série GM apenas), módulo de entrada de pulso, e também adiciona suporte para o protocolo de comunicação OPC, usado para controle, supervisão e aquisição de dados (SCADA*1).

Visão geral da nova release 3

Registradores e sistemas de aquisição de dados (data loggers) são usados ​​em linhas de produção e nas instalações de desenvolvimento de produtos em uma variedade de indústrias, para a aquisição, exibição e registro de dados sobre: temperatura, tensão, corrente, frequência, pressão e outras variáveis.

A Yokogawa oferece uma ampla gama de produtos, e é uma das maiores fabricantes mundiais de registradores. Desde o lançamento do sistema de aquisição de dados e controle SMARTDAC + em 2012, a Yokogawa continuou a fortalecê-la com o lançamento de uma variedade de registradores e dispositivos de aquisição de dados que atendam às necessidades específicas do mercado e cumprem os requisitos e padrões específicos da indústria.

As empresas aeroespaciais muitas vezes precisam certificar que seu tratamento térmico e outros processos industriais são compatíveis com Nadcap. Esta versão SMARTDAC+ inclui uma nova opção que atende a essa necessidade destas empresas, bem como opções que facilitam a conectividade com outros tipos de equipamentos industriais, um requisito fundamental para atingir os objetivos da indústria 4.0.

Características

Com este lançamento, estão disponíveis: quatro (4) novas opções de firmware e dois (2) novos módulos opcionais de hardware (um módulo de entrada de pulso e um módulo de fonte de alimentação DC para a série GM).

As principais características das quatro opções de firmware são as seguintes:

1. Opção para tratamento térmico com certificação Nadcap e SAE AMS2750E

A Nadcap e a norma SAE AMS2750E especificam os requisitos para equipamentos de processamento térmico que são usados ​​na indústria de tratamento de calor. Em processos de tratamento térmico, onde sensores, registradores e gravadores de dados são montados diretamente sobre o equipamento de tratamento térmico para monitorar sua temperatura de funcionamento, é importante que seu ciclo de calibração seja claramente visível.

Além de ter estas capacidades, esta opção para processos de tratamento térmico, facilita a gestão dos horários de calibração. Ele também pode definir valores de compensação de erro para sensores individuais, gravadores e registradores de dados, e gravar esses valores em conjunto com os dados de medição. Esta opção torna mais fácil para as empresas a obter e manter a certificação Nadcap e SAE AMS2750E.

 

2. Opções de comunicação OPC-UA e SLMP.

A release 3 inclui uma opção de servidor que está em conformidade com o padrão de comunicação OPC-UA, necessário para automação da Indústria 4.0. Isso permite que os dados de medição armazenados em servidores de dados de uso geral, possam ser acessados diretamente por sistemas SCADA e IHMs. Com esta opção, os registradores GX/GP e o sistema de aquisição de dados série GM podem funcionar como subsistemas para a transferência de dados a partir de sensores de campo e instrumentos de medição, para sistemas de nível superior. Também disponível com a release 3 é um protocolo de comunicações que elimina a necessidade de um módulo ou programa separado para se conectar com PLCs SLMP, compatíveis através de uma ligação Ethernet.

 

3. Opção de gravação MULTI-BATCH

Processos nas indústrias de tratamento térmico, de alimentos/bebidas, farmacêuticos, etc., frequentemente requerem a utilização de mais do que um instrumento de gravação para capturar dados em vários processos descontínuos. Com a opção multi-batch, um único dispositivo de gravação pode gravar dados de vários processos em lotes, com a capacidade de controlar individualmente, o início e parar de gravar para cada processo. Além disso, como as unidades SMARTDAC+ podem se conectar a uma rede, através de cabos Ethernet, o acesso a todos os dados do processo multi-batch, podem ser acessados remotamente.

 

Principais Mercados-alvo

Série GX/GM: Produção de ferro e aço, produtos petroquímicos, produtos químicos, papel e celulose, alimentos, produtos farmacêuticos e equipamentos elétricos / eletrônicos; abastecimento de água e instalações de tratamento de esgoto.

 

Aplicações

Aquisição, exibição e gravação de dados de processo, como temperatura, tensão, corrente, vazão e pressão, etc.

 

Sobre SMARTDAC+

A série SMARTDAC+ oferece módulos de entrada e saída para uma variedade de fontes de sinal e amplamente suporta processos de fabricação e testes de avaliação de desempenho do produto. Como uma empresa líder no mercado de registradores, a Yokogawa continuará a responder a uma grande variedade de necessidades para ajudar seus clientes.

Sobre Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui mais de 88 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, a empresa se engaja na investigação e inovação de ponta. A Yokogawa é ativa na automação industrial e controle (IA), teste e medição, e segmentos de aviação e outras empresas. O segmento IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de setores, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, celulose e papel, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre Yokogawa, visite www.yokogawa.com.br