Notícias

18 de Janeiro, 2021

Yokogawa lança Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM VP R6.08.

- Aprimoramentos a este produto principal na família OpreX Control and Safety System garantem um ambiente operacional ideal e continuidade do sistema -

A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO: 6841) anuncia que lançará o CENTUMTM VP R6.08, uma versão aprimorada do Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM VP para plantas industriais, em 22 de janeiro.

CENTUM VP é o produto principal na família OpreX™ Control and Safety System.

Esta versão oferece melhorias que reduzem drasticamente a quantidade de trabalho necessária para atualizar o módulo de CPU do sistema de controle, incluindo um kit de utilidades recém-desenvolvido e certificações padrão para os módulos individuais de CPU. Ele também sofreu uma aprimoração em uma função capaz de atualizar o sistema CENTUM VP sem interromper o controle do processo. Fornecer um processo de atualização suave ajudará os clientes a obter estabilidade de longo prazo nas operações da fábrica e permitirá a utilização eficiente dos ativos.

Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM VP R6.08

 

Desenvolvimento

Disponibilidade e eficiência são sempre as principais preocupações nas operações da planta. Para se manterem competitivas, empresas com fábricas em operação entre 10 e 20 anos ou até mais, frequentemente precisam instalar novos equipamentos que façam uso das tecnologias mais recentes.

Desde que lançou a primeira versão do CENTUM VP (R6.01) em 2014, a Yokogawa continuou a fazer melhorias nesta plataforma que garantirão que seus clientes possam desfrutar de estabilidade de longo prazo nas operações do sistema. Esta versão mais recente do CENTUM VP atende às necessidades de nossos clientes para atualizações de equipamentos mais rápidas e alta disponibilidade.

O desenvolvimento desta nova versão do CENTUM VP também está de acordo com os três objetivos de sustentabilidade da Yokogawa para o ano de 2050, um dos quais exige a realização de uma economia circular (baseada na reciclagem). Para isso, estamos trabalhando para ajudar nossos clientes a usar as instalações existentes por mais tempo.

 

Melhorias

1. Atualização do módulo da CPU sem necessidade de substituir o gabinete

Ao atualizar o módulo de CPU de um controlador CENTUM VP, alguma das vezes também é necessário substituir o gabinete que abriga esses componentes. Substituir e religar esses gabinetes, que têm cerca de dois metros de altura e pesam mais de 200 quilos, é um processo muito demorado.

A Yokogawa desenvolveu um kit que elimina a necessidade de substituir o gabinete ao atualizar o módulo da CPU.    Este kit inclui sensores ambientais e ventiladores de resfriamento. Ao eliminar a necessidade de substituição completa do gabinete, isso reduz a carga de trabalho, evita desperdícios e diminui as barreiras para a introdução de novas tecnologias. Ao fazer isso, a Yokogawa está ajudando seus clientes a alcançar estabilidade de longo prazo das operações da fábrica.

 

2. Função de atualização online aprimorada para operações de processos de batelada

De vez em quando, é necessário atualizar o software do sistema dos módulos de CPU do sistema de controle com novas funcionalidades para melhorar a operabilidade e o ambiente de engenharia. No passado, essas atualizações exigiam que o processo de produção fosse interrompido por vários dias.

O CENTUM VP R6.05, lançado em 2017, incluiu uma função de atualização online que eliminou a necessidade de parar uma planta para realizar tais atualizações e melhorias graduais foram feitas para permitir uma gama mais ampla de aplicações. Com a versão R6.08, esta função de atualização online foi aprimorada com a adição de suporte para o SEBOL, a principal linguagem de programação para controle de sequência de processos de batelada.

O CENTUM VP R6.05, lançado em 2017, incluiu uma função de atualização online que eliminou a necessidade de parar uma planta para realizar tais atualizações e melhorias graduais foram feitas para permitir uma gama mais ampla de aplicações. Com a versão R6.08, esta função de atualização online foi aprimorada com a adição de suporte para o SEBOL, a principal linguagem de programação para controle de sequência de processos de batelada.

 

3. Substituição do módulo da CPU sem invalidar a certificação para os padrões locais

Até agora, a certificação de conformidade com os padrões locais de segurança e à prova de explosão precisava ser feita para a unidade de controle de campo como um todo. Isso significa que a certificação de toda a unidade, que além do módulo da CPU inclui um módulo de potência e um bloco de terminais, seria invalidada quando apenas o módulo da CPU fosse atualizado.

Com o R6.08, a certificação para esses padrões foi obtida para o módulo da CPU e para cada um dos outros componentes, portanto, a substituição apenas do módulo da CPU não invalidará mais a certificação para toda a unidade de controle de campo. Permitir a substituição de componentes individuais reduz os custos a longo prazo e também diminui a necessidade de adicionar ou remover fiação. Isso aumenta a eficiência operacional e também reduz os riscos inerentes de quaisquer erros de fiação. E com o aprimoramento mencionado acima, que elimina a necessidade de descartar gabinetes inteiros, esse recurso reduz o desperdício, eliminando a necessidade de substituir toda a unidade de controle de campo apenas para atualizar o módulo da CPU.

 

Mercados Alvo

Refino de petróleo, petroquímica, química, energia elétrica, papel e celulose, gás, produtos farmacêuticos, alimentos, ferro e aço, abastecimento de água e tratamento de águas residuais, metais não ferrosos, metal, cimento, etc.

 

Aplicações

Monitoramento operacional da planta e controle automático.

 

Sobre a série CENTUM

A Yokogawa lançou seu sistema de controle distribuído CENTUM (DCS) em 1975, uma inovação mundial. CENTUM VP é a nona geração da série CENTUM. Conhecidos por seu desempenho robusto, os sistemas CENTUM definem altos padrões de excelência em engenharia e tecnologia, garantindo a compatibilidade com versões anteriores do sistema e suporte das aplicações de tecnologia mais recentes. A engenharia orientada ao conhecimento está no cerne do CENTUM, um produto carro-chefe da Yokogawa que tem orgulhosamente servido a indústria de processo nos últimos 40 anos.

 

Para maiores informações

CENTUM VP - https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/oprex/oprex-control/oprex-control-and-safety-system/centum-vp/#Overview

 

Sobre OpreX

OpreX é a marca abrangente para automação industrial (IA) e negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX é sinônimo de excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. Um dos grupos de produtos que compõem a categoria OpreX Control é a família OpreX Control and Safety System, que inclui o CENTUM VP DCS. Com suas várias soluções de controle OpreX, a Yokogawa é capaz de efetuar mudanças rapidamente para seus clientes que levam a uma transformação em áreas como gerenciamento e operações, e fornece tecnologia de controle altamente confiável que garante alta eficiência, alta qualidade e operações de planta seguras e estáveis. Com a marca OpreX, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem a necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

Sobre a Yokogawa 

Fundada em 1915, a Yokogawa se dedica a atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, celulose e papel. Com o negócio de inovação de vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. Os negócios de teste e medição, aviação e outros continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa inova com seus clientes por meio de uma rede global de 114 empresas que abrangem 62 países, gerando US$ 3,7 bilhões em vendas no ano fiscal de 2019. Para obter mais informações, visite www.yokogawa.com.

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.