Notícias

17 de Janeiro, 2019

Yokogawa lança Sistema de Detecção de Cavitação em Tempo Real

-Uma solução da família OpreX Asset Management and Integrity que ajuda a evitar a degradação do equipamento e melhora a eficiência da manutenção da planta-

 

Yokogawa Electric Corporation anuncia que desenvolveu um sistema de detecção de cavitação*1 e o liberará para venda em 31 de janeiro. Enquanto detecta a cavitação, quantifica as informações sobre isso e exibe esses dados em tempo real, este sistema fornece uma indicação antecipada de condições que podem resultar em uma degradação no desempenho da bomba. Ao detectar problemas desde o início, antes que ocorram danos que possam causar um aumento nos níveis de vibração e ruído, essa solução melhora a eficiência da manutenção da planta.

 

Histórico do Desenvolvimento

A cavitação em fluidos pode causar danos às bombas. Para minimizar esse dano, é necessário detectar a cavitação em um estágio inicial e tomar medidas corretivas, tais como ajustar a vazão. Uma questão, no entanto, é que não há como quantificar a cavitação. Além disso, como a cavitação ocorre dentro do equipamento, é impossível verificar visualmente se isso está ocorrendo. A cavitação geralmente é detectada pelo pessoal de campo que conta com o conhecimento adquirido no trabalho para detectar alterações nos níveis de vibração e ruído causados ​​pela cavitação em excesso. No entanto, mesmo o pessoal altamente experiente da planta e os especialistas podem perder esses sinais precoces e esses problemas podem não ser detectados até que ocorra o aumento inevitável da vibração e do ruído.

Na análise desse problema, a Yokogawa se concentrou no princípio de que há uma relação direta entre pressão diferencial e cavitação e, no final, conseguiu encontrar uma solução que envolva a quantificação da cavitação com base nos dados de pressão.

 

Características do Produto

1. Detecção em tempo real

O sistema desenvolvido pela Yokogawa consiste em um sistema de controle com base em rede STARDOMTM FCN-500, um programa de lógica de detecção de cavitação da Yokogawa, e um transmissor de pressão diferencial DPharp EJX110A de alta precisão (± 0,075%), e conta com o padrão de comunicação digital industrial FOUNDATIONTM Fieldbus para ligar esses componentes. Em intervalos*2 de 100 ms, o transmissor DPharp mede a pressão dentro do equipamento de destino e esses dados são transmitidos através da rede fieldbus ao sistema STARDOM FCN-500 para processamento em tempo real pelo programa lógico. Portanto, este sistema é capaz de detectar problemas de cavitação no início, permitindo que o pessoal de campo tome medidas corretivas rápidas, por exemplo, reduzindo a vazão a um nível que suprime a cavitação sem interferir nas operações da linha de produção.

 

Observação: Não há um indicador universal para a extensão da cavitação e estas são apenas descrições aproximadas dos diferentes níveis de cavitação.

 

 

 

2. Solução de problemas

Válvulas, bombas e outros tipos de equipamentos da planta podem sofrer problemas tais como cavitação, que são causados por qualquer coisa desde a abertura/fechamento de uma válvula, uma alteração no nível de viscosidade ou alguma outra propriedade física de um líquido ou alteração no ambiente externo. O pessoal de campo confiou em seu próprio conhecimento e no uso de ferramentas analíticas para descobrir o que causou esses problemas. Graças ao desenvolvimento deste novo sistema, o pessoal de campo agora terá uma ferramenta que ajudará a solucionar problemas com maior eficiência, identificando e quantificando a cavitação nos equipamentos da planta.

 

*1 Um fenômeno físico pelo qual a pressão diferencial de um líquido em uma bomba ou em algum outro tipo de equipamento faz com que as bolhas se formem rapidamente e depois explodam. O choque produzido pelo estouro das bolhas danifica o equipamento.

*2 Envia dados de pressão a cada poucos segundos para um sistema de controle para monitoramento e controle. O transmissor armazena em sua memória interna os dados de pressão coletados em intervalos de 100 ms.

 

Principais Mercados-Alvo

Petróleo, petroquímica, produtos químicos, ferro e aço, papel e celulose, fornecimento de água e tratamento de águas residuais para farmacêuticas, alimentos, etc.

 

Principais Aplicações

Manutenção de instalações da planta, como bombas que tendem a se deteriorar devido à cavitação

 

Para mais informações

Sistema de detecção de cavitação em tempo real (http://www.yokogawa.com/cavitation/) 

Sistema de detecção de cavitação em tempo real -site especial- (http://lp.yokogawa.com/cavitation/en/)

 

Sobre OpreXTM

OpreX é a marca abrangente para os negócios de automação industrial (IA) e controle da Yokogawa. O nome OpreX significa excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de serviços, soluções e produtos IA da Yokogawa. Essa marca compreende as seguintes cinco categorias: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O PRM, uma solução da família OpreX Asset Management and Integrity na categoria OpreX Transformation, oferece excelência operacional em todas as atividades da empresa, desde a produção até a otimização da cadeia de suprimentos e gerenciamento de riscos e negócios.

 

Com esta marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem a necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

Sobre Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa se envolve em atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, químico, gás natural, energia, ferro e aço e papel e celulose. Com o negócio de inovação em vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e de alimentos. Os negócios de teste e medição, aviação e outros continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa coinova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 60 países, gerando US$ 3,6 bilhões em vendas no ano fiscal de 2018. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.