Notícias

28 de Junho, 2019

Yokogawa Lança Sistema de Vigilância de Ruído sem Fio, uma Solução de Medição OpreX

- Melhora a HSE e produtividade, permitindo o monitoramento em tempo real dos níveis de ruído da planta.


A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO: 6841) anuncia que desenvolveu um sistema de vigilância de ruído sem fio que monitora e mapeia os níveis de ruído da planta em tempo real, e o lancará como parte de sua linha de medição OpreXTM. O sistema será lançado primeiro na Europa em 24 de julho, com expansão para outros mercados em breve.
 

Este sistema online para vigilância de ruído na planta emprega tecnologia sem fio e sensores à prova de explosão para uso industrial* 1. Mesmo em plantas onde os níveis de ruído mudam drasticamente ao longo do tempo, o mapeamento de ruído permite planejar horários de trabalho que garantam aos trabalhadores estar dentro de limites seguros durante as horas trabalhadas em ambientes ruidosos. Com este lançamento, a Yokogawa está ajudando a melhorar a saúde, a segurança e o meio ambiente (HSE) e a aumentar a produtividade do trabalho.

 Medidor de Nível de Ruído Sem Fio - WN100

 

Cenário de Desenvolvimento

No ambiente industrial existem muitas fontes de ruído,a execução de trabalhos nestes locais exigem acompanhamento rigoroso, limite de tempo de exposição do trabalhador e uso de protetores auriculares, tudo para evitar que o trabalhador sofra perda auditiva. Atualmente são utilizados medidores portáteis de nível de som, no entanto esta técnica se mostra ineficiente uma vez que os níveis reais de ruído podem varias significativamente entre os pontos monitorados, as coletas manuais não refletem a real situação do ambiente, fatores como estado de equipamentos, partida de motores mudam a todo instante. Para facilitar medidas de proteção, como a criação de cronogramas de trabalho apropriados, há a necessidade de uma solução que possa reunir e analisar dados continuamente em tempo real usando leituras de vários locais em toda a fábrica.


Em resposta a essa necessidade, a Yokogawa começou a trabalhar em 2016 com a Equinor ASA Norway, uma das maiores empresas de petróleo e gás offshore do mundo, para desenvolver conjuntamente um sistema on-line que monitora os níveis de ruído no local de trabalho em tempo real. Com a tecnologia sem fio e o conhecimento de campo da Yokogawa e o extenso conhecimento de operações de planta da Equinor, as empresas conseguiram desenvolver com sucesso esse sistema de vigilância de ruído sem fio.

A Yokogawa adquiriu agora uma licença da Equinor e começará a fabricar e vender este sistema.

 

Características

Os principais componentes deste sistema são o medidor de ruído sem fio WN100 e o software de mapeamento de ruído WN30. Em conformidade com o protocolo de rede ISA100 Wireless * 2, os sensores WN100 podem ser instalados em muitos locais em uma planta para medir os níveis de ruído e transmitir esses dados em tempo real para servidores via gateway ISA100, como a estação de gerenciamento sem fio Yokogawa YFGW410. A partir desses dados, o software WN30 pode então construir em tempo real um mapa de ruído e sobrepô-lo a um mapa real da planta. Por meio de uma conexão Ethernet, os computadores na sala de controle central e em outros locais-chave podem exibir esses gráficos em um navegador da web.

 

  

 (1) System configuration

 

(2) Mapa de ruído

 

Saúde do trabalhador

Ao visualizar os mapas de ruído antes de irem para o local de trabalho, os trabalhadores podem descobrir em tempo real quais serão os níveis de ruído naquele local para que possam tomar as precauções necessárias, como trazer tampões auditivos ou protetores auriculares projetados para os níveis de som previstos e estimar por quanto tempo eles podem ficar nesse local sem experimentar perda auditiva.

 

Planejamento de Trabalho

As leis e diretrizes relacionadas à segurança ocupacional em cada país ajudam a evitar a perda auditiva limitando o número de horas que o pessoal pode ficar exposto a níveis de ruído específicos. Mapas de ruído podem ser usados para projetar horários de trabalho apropriados.

 

Redução de custo com cabos

Este sistema emprega a tecnologia sem fio ISA100. Em comparação com os sistemas convencionais com fio, esse sistema é mais adequado para aplicações em que os sensores devem ser instalados em uma área ampla em locais frequentemente difíceis de conectar. Os custos de instalação são menores, mesmo com sistemas que possuem muitos sensores.


Kenji Hasegawa, vice-presidente da Yokogawa que chefia a Sede de Negócios de Produtos e Serviços da IA, disse o seguinte sobre o lançamento deste sistema: “Em 2017, a Yokogawa estabeleceu três metas de sustentabilidade, uma das quais é garantir o bem-estar de todos. . Este sistema de vigilância de ruído sem fio é benéfico para ajudar a garantir a saúde do trabalhador. Na Yokogawa, continuaremos apoiando a saúde e a prosperidade das pessoas por meio de nossas atividades comerciais.”

 

Maiores focos de mercado

Petróleo, petroquímica, química, ferro e aço e outros tipos de plantas

 

Aplicação

Monitoramento em tempo real dos níveis de ruído da planta

 

Sobre a Equinor ASA

Equinor é o novo nome de uma empresa norueguesa de energia anteriormente conhecida como Statoil. É uma das maiores empresas offshore de petróleo e gás do mundo e uma força crescente em renováveis. A cadeia de valor da Equinor cobre tudo, desde a montante até a jusante, desde as atividades de exploração e projeto até a produção, transporte e vendas.

 

Sobre OpreX

OpreX é a marca abrangente da automação industrial (IA) da Yokogawa e dos negócios de controle. O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da cocriação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. Este sistema de vigilância de ruído sem fio faz parte da categoria de medição OpreX. A categoria de medição OpreX inclui equipamentos e sistemas de campo para medição, coleta e análise de dados altamente precisos.

 

Com essa marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendam a necessidades específicas e apoiem seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

*1 Based on a June 19 Yokogawa survey

*2 A network protocol based on the ISA100.11a wireless communication standard for industrial automation that was developed by the International Society of Automation (ISA), and the applications necessary for its implementation. This was approved as the IEC62734 international standard by IEC in October 2014. The ISA100 Wireless system is fast and reliable, and can link devices that are scattered over a wide area.

*3 WN100 and YFGW510 are to be installed at the plant site.

 

Sobre a Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções essenciais para uma ampla variedade de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderúrgica e papel & celulose. Com o negócio de inovação da vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. Os negócios de teste e medição, aviação e outros continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa co-inova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 60 países, gerando US$ 3,6 bilhões em vendas no ano fiscal de 2018. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos titulares.