Notícias

30 de Setembro, 2015

Yokogawa lança Software para Análise de Imagens

Para a observação de células vivas nos estágios pré-clínicos e clínicos de medicina regenerativa e pesquisa com células tronco

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento em 01 de outubro do Cell Activision, um programa de aplicação para a análise e avaliação de imagens de células livres de rótulo usando sistemas de imagem de células ou microscópios convencionais. Este software também é útil para controlar a qualidade celular em medicina regenerativa e investigação relacionada com as células IPS (Células Tronco Pluripotentes).

 

Cenário de Desenvolvimento

 

Em pesquisa básica, células vivas são geralmente observadas por rotulagem com um marcador fluorescente e são irradiadas com um laser. No entanto, isto tem um efeito fototóxico e faz com que as células se deteriorem. Para a investigação pré-clínica e clínica, ou quando as células são para ser transplantadas para o corpo humano, elas devem estar isentas de tais efeitos e, portanto, não devem ser rotuladas. No entanto, é muito difícil fazer uma análise visual detalhada das células de rótulo livre ao vivo sob um microscópio convencional. Também há a necessidade de tecnologias que facilitam a análise e observação das células vivas livres de rótulos para a prática agora generalizada do uso de células iPS (célula-tronco pluripontentes), em pesquisa de descoberta de drogas e no uso emergente da engenharia de tecidos para produzir tecidos e órgãos para transplante no corpo humano.

 

Para satisfazer tais necessidades, a Yokogawa está lançando este software para o mercado. Capaz de analisar o status de células vivas livre de rótulo usando as imagens de um sistema de imagem de célula ou microscópio convencional, este software é baseado em uma tecnologia de análise de imagem livre de rótulo que a Yokogawa adquiriu da empresa finlandesa Chip-Man Technologies Oy* 1 em Junho deste ano. Com este novo software a Yokogawa pretende expandir seus negócios nas áreas de medicina regenerativa e pesquisas relacionadas à célula iPS crescentes, rapidamente.

 

Benefícios do produto

 

Na maioria dos casos não é possível observar a atividade dos grupos de células e células individuais por tipo e de identifica-las sem rotular com um marcador fluorescente. Além disso, nenhum meio convencional apropriado está disponível para analisar o status de células de livre rótulo com base nas informações morfológicas presentes em suas imagens.

 

 

 

Usando algoritmos de reconhecimento de célula avançada, o CellActivision é capaz de identificar e realizar uma análise detalhada da atividade das células com base nas informações morfológicas presentes nas imagens que foram capturadas usando um sistema de imagem de célula ou microscópio convencional. As vantagens deste tipo de análise são:

 

1.      Eficiente avaliação da eficácia de medicamentos

 

O processo para avaliar a eficácia de uma nova droga envolve uma sequência específica de passos. Neste momento, isto é feito geralmente expondo uma droga em teste às células vivas, e fazendo a fixação * 2 das células, rotulando-as com um marcador fluorescente e verificando seu status. Essa sequência deve ser repetida várias vezes para compensar a possível variabilidade nas amostras de célula. Em contrapartida, como CellActivision, as células podem ser analisadas com base na sua morfologia, eliminando a necessidade de fixação. Com este software, apenas um pequeno número de células vivas é necessário para avaliar a eficácia da droga teste.

 

2.      Eficiente controle de qualidade com materiais de engenharia de tecidos

 

Avaliação da densidade celular e outras características dos materiais, engenharia de tecidos que são usados para transplante no corpo humano devem ser feitas sem rotulagem fluorescente, necessitando de observação microscópica de todas as matérias da engenharia de tecidos. Minimizando as regiões específicas nos materiais que vão exigir a observação visual,  e o CellActivision é capaz de acelerar o processo de avaliação e garantir um resultado mais uniforme.

 

Principais Usos

 

Companhias farmacêuticas, institutos de pesquisa engajados no descobrimento de novas drogas, linhas de produção de materiais de engenharia e tecidos, além de medicina regenerativa.

 

Principais aplicações

 

Avaliação da eficácia da droga em pesquisa de descoberta de drogas e avaliação de qualidade de materiais na engenharia de tecidos.

 

* 1 Fundada na Finlândia em 2002, esta empresa de responsabilidade limitada tinha uma variedade de tecnologias e produtos, tais como um microscópio.

 

* 2 Processo químico que elimina com qualquer reação bioquímica em andamento em uma célula, permitindo assim uma substância fluorescente permear sua membrana e manchar uma proteína alvo.