Notícias

02 de Junho, 2015

Yokogawa lança uma Versão Aprimorada do seu Sistema de Controle baseado em Rede (NCS) STARDOM™

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que lançará uma versão aprimorada do sistema de controle baseado em rede (NCS) STARDOM™ em 3 de junho. A nova versão do STARDOM apresenta aprimoramentos que reduzem os custos de comunicação e garantem controle e monitoração altamente confiável. Estes aprimoramentos reúnem uma variedade de necessidades na produção e desenvolvimento em soluções upstream de óleo e gás, no qual a Yokogawa tornou como alvo baseado em seu plano de negócios de médio prazo nomeado como Transformation 2017.

 

 

 

Histórico do Desenvolvimento

O Sistema STARDOM consiste de controladores autônomos FCN/FCJ e também, tanto do supervisório VDS como do servidor SCADA FAST/TOOLS. Os controladores FCN/FCJ são ideais para a monitoração de instalações de campo de gás e óleo, oleodutos, gasodutos e outras facilidades distribuídas amplamente que necessitam de comunicação por satélite e outros tipos de plataformas de comunicação para a transmissão de dados. Em adição a eliminação de atrasos de comunicação e alcance de comunicação de alta qualidade, as companhias que operam estas facilidades estão procurando reduzir o custo de comunicação por limitar o volume de dados que precisam ser transmitidos.

 

Principais Características

1. Suporte a Resposta Não Solicitada

Os operadores em sala de controle central confiam nos dados de processo para monitorar e controlar estas facilidades de produção no campo. Como todos os dados de processo são enviados para o servidor SCADA em intervalos regulares, os custos de comunicação são altos. Para direcionar isto e outras necessidades, os controladores FCN/FCJ agora suportam função de resposta não solicitada do protocolo DNP3*1 e desta forma estão imediatamente aptos a transmitir somente os dados mais essenciais para o servidor SCADA na sala de controle, sem impactar com a confiabilidade da monitoração e controle. Isto reduz a quantidade de dados que necessitam ser transmitidos e ajuda a reduzir os custos de comunicação.

 

2. Suporte expandido de padrões para aplicações em poços de gás

Medidores de Pressão Diferencial são largamente utilizados em medição de vazão de gás. Dependendo dos mecanismos empregados para gerar a diferença de pressão, uma variedade de fórmulas desenvolvidas por organizações tais como a “International Organization for Standardization” (ISO), “American Gas Association” (AGA) e a “Japanese Industrial Standards Committee” (JISC) são usadas para calcular a vazão do gás. Com esta nova versão do STARDOM, os controladores da FCN/FCJ agora suportam certos cálculos para vazão de gás baseados no padrão popular globalmente ISO5167. Os controladores FCN/FCJ já estão em conformidade com os padrões da “American Gas Association” (AGA) que são largamente adotados nas Américas. Com esta capacidade adicionada, os controladores do STARDOM agora suportam uma grande variedade de aplicações de medição de vazão de gás.

 

3. Medidas de Segurança Reforçadas

Como a utilização de portas padrões com o protocolo de comunicação deixa o sistema SCADA mais vulnerável a acessos não autorizados, está se tornando uma prática de segurança comum restringir quais números de portas podem ser usadas. De acordo, a Yokogawa fortaleceu a função de comunicação de seus controladores para habilitar a seleção de número de porta de rede baseada no protocolo de comunicação Modbus/TCP*2 que é largamente utilizado em redes industriais. Esta funcionalidade aprimorada permite que o usuário configure seus sistemas baseado nas políticas de segurança da empresa.

 

*1 Protocolo de comunicação aberta ideal para se utilizar em facilidades que estão distribuídas por uma área geográfica vasta

*2 Protocolo de comunicação desenvolvido pela Modicon para utilização em equipamentos eletrônicos industriais

 

Sobre o STARDOM

O STARDOM é um sistema de controle baseado em rede que consiste de componentes com funcionalidades de controle, operação e monitoração, e altamente aclamado como a combinação da confiabilidade do SDCD e a versatilidade e economia de um CLP. Os controladores autônomos do STARDOM possuem funções de monitoração e controle encontrados em um CLP assim como funções de distribuição de informação de um PC. Eles são largamente utilizados como unidades remotas inteligentes (RTU) em aplicações distribuídas em poços de óleo e gás natural. Quando utilizado em combinação, os controladores autônomos FCN/FCJ e o VDS ou o software SCADA FAST/TOOLS dão aumento de flexibilidade em aplicações distribuídas. O VDS é compatível com as últimas versões do Internet Explorer (v.11) e a linguagem de programação JAVA (v.8).

 

Principais Mercados

- Sistemas de óleo e gás amplamente distribuído, oleodutos, gasodutos, suprimento de água e estações de tratamento de esgoto

- Plantas de pequeno para médio porte de óleo, química, siderúrgica, papel e celulose, alimentos e farmacêutica

- Plantas de pequeno para médio porte que geram eletricidade utilizando energia eólica, vapor ou hidroelétrica

 

Aplicações

Monitoração, operação, controle, coleta de dados e armazenamento de dados para facilidades de pequeno para médio porte

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa possui uma rede global de 86 companhias distribuídas entre 56 países. Fundada em 1915, com investimento em torno de US$4 bilhões em pesquisa de ponta e inovação. Yokogawa está comprometida com a automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de IA trabalha em um papel vital em uma inúmera variedade de indústrias incluindo óleo, química, gás natural, energia, siderúrgica, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Para maiores informações sobre a Yokogawa, favor visitar o website da companhia em www.yokogawa.com.