Notícias

28 de Fevereiro, 2013

Yokogawa lança versão aprimorada do STARDOM(TM) - Sistema de Controle Baseado em Rede (NCS)

- Melhoria na funcionalidade do protocolo SCADA DNP3 será para aplicações de beneficiamento e distribuição de óleo e gás

No início deste ano a Yokogawa anunciou a nova versão do sistema de controle baseado em rede STARDOM™ com recursos avançados. Com esta versão, a integridade de dados transferidos entre o sistema de aquisição e supervisão de controle de dados (SCADA) e os controladores lógicos programáveis (CLPs) terão garantia para aplicações de beneficiamento e distribuição de óleo e gás comumente chamadas de aplicações UPSTREAM.

Escopo do Desenvolvimento

O controlador autônomo do tipo FCN e o controlador de baixo consumo FCN-RTU são os principais componentes do sistema de controle baseado em rede do STARDOM, o qual é amplamente utilizado em aplicações envolvendo monitoração e controle de campos de óleo e gás , unidades de tratamento de água e outros tipos de instalações que ficam geralmente há centenas de quilômetros de distância. Em tais aplicações, os controladores instalados em cada unidade enviam seus dados através de linhas de comunicação de banda estreita para o sistema SCADA em uma sala de controle central. Para garantir que nenhum dado será perdido, tais sistemas geralmente empregam o protocolo DNP3 que é um protocolo de comunicação aberto e distribuído. O sistema STARDOM foi aprimorado para melhor suportar a utilização das funções do protocolo DNP3.

Recursos do Produto

Com esta melhoria, os controladores FCN e FCN-RTU agora suportam conexão dual para clientes DNP3, permitindo que os mesmos dados sejam enviados para o sistema mestre e o de backup do SCADA (os clientes DNP3) ao mesmo tempo.

Quando o mesmo dado essencial é guardado tanto no servidor SCADA mestre como no servidor SCADA de backup em localizações separadas, o sistema pode chavear para o servidor SCADA de backup na situação de um desastre ou outra eventualidade que provoque a paralisação do servidor mestre SCADA. Este sistema de recuperação garante o controle e monitoramento sem interrupções de campos de gás e óleo, unidades de tratamento de água e outros tipos de infraestrutura.

“Desde os dias em que introduzimos o nosso produto líder que é o sistema CENTUM, a Yokogawa tem continuamente colocado em foco maximizar a confiabilidade e este é um dos principais valores da nossa iniciativa VigilantPlant. Nós adotamos a mesma política com os nossos Sistemas SCADA que permite prevenir a perda de dados significativos e garante a total consistência quando os dados são transmitidos para unidades do cliente, que ficam centenas de quilômetros de distância. A Yokogawa continuará a ampliar a confiabilidade dos sistemas do qual os clientes e a sociedade dependem.” Disse Takashi Nishijima, vice-presidente sênior da matriz de negócios de plataformas de Automação Industrial.

Sobre o STARDOM

O STARDOM é um sistema de controle em rede aberta que consiste em componentes com funcionalidade de monitoração, operação e controle que combina a confiabilidade de um SDCD com a versatilidade e economia de um CLP. O controlador autônomo STARDOM possui as mesmas funções de monitoração e controle de um CLP assim como funções de distribuição de informação aplicadas em um PC. Eles são empregados largamente como unidades remotas inteligentes (RTU) em aplicações distribuídas tais como poços de gás natural e óleo e linhas de distribuição destes produtos. Quando utilizados em combinação, os controladores FCN e FCN-RTU e o software SCADA FAST/TOOLS, aumenta-se a flexibilidade em aplicações distribuídas.

Principais Mercados em Destaque

l  Instalações largamente distribuídas, tais como as aplicações nas áreas de óleo e gás, distribuição de água e tratamento de esgoto.

l  Fábricas de pequeno e médio porte para processamento de óleo, química, ferro e aço, metais não ferrosos, papel e celulose, alimentícios, farmacêuticos, etc.

l  Usinas de energia de pequeno e médio porte que empregam energia eólica, vapor ou turbinas hidráulicas.

 Aplicações

Monitoração, operação, controle, coleta de dados e histórico de dados para unidades distribuídas geograficamente.

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa consiste em 90 companhias distribuídas entre 55 países. Fundada em 1915, a companhia conduz inovação e pesquisa de ponta. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de mercado. No segmento IA atua em um papel vital em vários segmentos da indústri, incluindo óleo e gás, química, energia, metalúrgico, papel e celulose, farmacêuticos e alimentos.

Para mais informações sobre a Yokogawa, visite nosso site www.yokogawa.com.br