Notícias

26 de Fevereiro, 2014

Yokogawa lança versão avançada do seu Controlador Autônomo de baixo consumo STARDOM

Yokogawa Electric Corporation anuncia que está lançando uma versão avançada do seu controlador autônomo de baixo consumo FCN-RTU* para o seu sistema de controle baseado em rede STARDOMTM no dia 26 de Fevereiro. Esta nova versão da FCN-RTU foi desenvolvida para atender os requisitos de nossos clientes da crescente indústria de óleo e gás.
 
*RTU: unidade terminal remota (remote terminal unit)
 
 
Histórico de Desenvolvimento
 
Até recentemente, poços de gás eram perfurados em diversos pontos ao longo de uma área extensa e cada poço tinha seu próprio controlador para monitoração e controle. Com o avanço de técnicas de perfuração horizontal para gás, poços múltiplos são perfurados de uma única plataforma, permitindo uma redução do número de controladores necessários para monitorar e controlar os poços. Para tais aplicações os controladores precisam de mais sinais de entrada/saída (I/O). Estes poços também são perfurados em lugares remotos onde as temperaturas podem ser extremas e os controladores precisam ter uma construção robusta para suportar estas condições.
 
 
Características do Produto
 
1. Número aumentado de módulos de I/O
 
A nova FCN-RTU agora pode acomodar oito (8) módulos de I/O, enquanto o anterior permitia três, e agora permitirá até 256 sinais de entrada/saída. Isto é bom para os requisitos atuais de aplicações de controle e monitoração de poços de gás natural não convencionais.
 
 
2. Resistência Ambiental Aprimorada
 
Os módulos de I/O para o novo controlador FCN-RTU STARDOM de 10 slots são fabricados para trabalhar numa faixa de temperatura de −20°C a +70°C. Seus componentes aprimorados permitem trabalhar em condições climáticas de muito frio ou calor que podem se encontrar nos locais de perfuração de poços de gás.
 
 
3. Suporte ao Windows 7 64 bits
 
O ASTMAC VDS, pacote (SCADA) de Aquisição de Dados e Controle Supervisório do STARDOM, assim como todos os softwares relacionados agora suportam Windows 7 versão de 64 bits. Toda a engenharia, monitoração e funções de controle são realizadas em computadores que utilizam o Windows 7 64 bits como sistema operacional.
 
Sobre o STARDOM
 
O STARDOM é um sistema de controle em rede aberta que consiste de componentes como controle, funcionalidades de monitoração e combina de forma aclamada a confiabilidade do SDCD com a versatilidade e economia de um CLP. Os controladores autônomos do STARDOM possuem as mesmas funções de monitoração e controle encontrados em um CLP assim como funções de distribuição de informação de um PC. Estes controladores são largamente empregados como unidades terminais remotas (RTU) em aplicações distribuídas tais como poços de gás e óleo. Quando se utiliza em combinação os controladores FCN/FCJ e o software supervisório FAST/TOOLS aumenta a flexibilidade das aplicações distribuídas.
 
 
Principais Mercados Alvo
 
Aplicações de processo distribuído tais como poços de gás, óleo, tratamento de água e esgoto
Processos de pequeno para médio porte em óleo, química, siderurgia, metais não-ferrosos, papel e celulose, alimentício, farmacêutico e outras indústrias
Plantas de geração de energia de pequeno para médio porte tais como de energia eólica, turbinas à vapor e usinas hidroelétricas
 
Aplicações
 
Monitoração, operação, controle, coleta de dados e histórico de dados em plantas industriais de pequeno para médio porte, etc.