Notícias

21 de Novembro, 2017

Yokogawa Lançará um Módulo Gateway ISA100 Wireless™

 Ideal para redes wireless de pequena escala –

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que desenvolveu um módulo gateway ISA100 wirelessTM*1 para comunicações de campo, este módulo possui uma gateway e um access point integrados, e será lançado em 29 de Novembro. Compacto no tamanho e fácil de configurar, este módulo gateway é ideal para a construção de sistemas sem fio de campo em pequena escala para “upstream” ( produção de petróleo e gás e desenvolvimento de campo) e outros tipos de aplicações onde os dados geralmente são coletados de um pequeno número de dispositivos, distribuídos em uma grande área.

 

Fundo de desenvolvimento

Sistemas sem fio de campo permitem que dispositivos de campo possam se comunicar com sistemas host, que executam as funções de monitoramento e controle, sem a necessidade de cabos. Há uma crescente necessidade da coleta de dados para ajudar a melhorar a produtividade e aumentar a segurança em plantas e outros tipos de instalações industriais. Para tais fins, a demanda por dispositivos sem fio de campo é particularmente forte porque eles custam menos, e podem ser instalados em locais de dificil acesso para os dispositivos convencionais (inviável o lançamento de cabos).

 

Yokogawa lançou seus primeiros dispositivos sem fio, compatíveis com o protocolo ISA100 Wireless em julho de 2010. Desde então, a empresa adicionou dispositivos de campo à sua linha de produtos sem fio que podem medir a taxa de vazão, temperatura, pressão e vibração, gateways e adaptadores que permitem que dispositivos convencionais possam se comunicar numa rede sem fio.

 

Os sistemas sem fio ISA100 são rápidos e confiáveis e podem ligar dispositivos que estão espalhados por uma área ampla. A Yokogawa já oferece uma gama de produtos ISA100 Wireless que podem ser usados para construir sistemas sem fio de campo em grande escala e agora pretende adicionar este novo módulo à sua linha para satisfazer a procura de um gateway que será adequado para a construção de sistemas de pequena escala com menos pontos de medição.

 

Características de produto

1. Pequeno formato

Sistemas sem fio de campo, consistem em transmissores sem fio que podem medir a taxa de vazão, temperatura, pressão e vibração em um processo de produção; pontos de acesso para recebimento de sinais de sensores sem fio; e estações de gerenciamento que funcionam como gateways para a coleta de dados do sensor através de pontos de acesso e enviar os dados para um sistema host. Este novo módulo é capaz de funcionar como um ponto de acesso e um gateway porque incorpora um módulo de comunicação sem fio do campo de FN110 com um gateway built-in* 2.

As dimensões do FN110 serão inalteradas, com um diâmetro de 23 mm e um comprimento de 90 mm. Quando usado em conjunto com um adaptador de interface LN90 que incorpora um adaptador de alimentação de energia e uma interface de comunicações do sistema host, o novo módulo pode vincular até 20 dispositivos de campo sem fio com um controlador de host ou outro dispositivo, através do Protocolo de comunicações de uso geral RS-485 Modbus.

 

2. Fácil de configurar

Este módulo requer a entrada de apenas alguns itens para configurá-lo. Os sensores de campo e o módulo de comunicação, devem ter uma linha de visada entre eles, para que os dados trafeguem até o host sem perdas de pacote. Técnicos que não tenham nenhuma experiência anterior com sistemas sem fio podem facilmente configurar este sistema.

 

3. Baixo consumo de energia

Este módulo compacto consome apenas 0,3 watts de potência.

 

Principais mercados de destino

-Plantas: óleo & gás, petroquímico, químico, de celulose e papel, farmacêutica, alimentos, ferro & aço, etc.

-Upstream instalações de petróleo e gás (campo de desenvolvimento e produção)

 

Aplicações

Construção de redes wireless ISA100 em pequenas escalas.

 

Compromisso com esta tecnologia

Este novo módulo abre portas para novas aplicações para nosso sistema sem fio. Os sistemas wireless ISA100 , agora podem ser construídos para atender a uma ampla variedade de necessidades do cliente, desde redes complexas, até redes mais simples e compactas. A Yokogawa continuará trabalhando para oferecer aos seus clientes o melhor em soluções, que oferecem grande valor através da introdução de novos dispositivos Wireless ISA100, e com isso pretendemos aumentar a utilização da tecnologia wireless.

 

*1 tecnologia e aplicativos baseados no padrão ISA100.11a da sociedade internacional de automação para comunicações sem fio na automação industrial.

*2 Em sua configuração original, sem o gateway, o FN110 é montado em dispositivos de campo sem fio e funciona unicamente como uma antena.)

 

Os nomes das empresas, organizações e marcas neste texto são as marcas comerciais ou marcas registradas dos respectivos titulares.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global do Yokogawa abrange 113 empresas em 60 países. Fundada em 1915, a empresa de US$ 3,5 bilhões se engaja em inovação e investigação de ponta. Yokogawa está ativo em automação industrial e controle (IA), teste e medição e aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, poder, ferro e aço, celulose e papel, produtos farmacêuticos e alimentos. Visando este segmento, Yokogawa ajuda as empresas a maximizar seus lucros oferecendo uma vasta gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com a subsidiária KBC Advanced Technologies para fornecer serviços e soluções premium. Para obter mais informações sobre a Yokogawa, visite por favor www.yokogawa.com