Notícias

13 de Setembro, 2021

Yokogawa melhora a segurança da planta com o monitoramento da função de segurança Exaquantum em conformidade com IEC 61511.

- O lançamento da solução OpreX Asset Operations and Optimization oferece melhorias significativas no monitoramento do desempenho de segurança operacional -

A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO: 6841) anuncia uma grande atualização para seu software Exaquantum Safety Function Monitoring (SFM), uma solução Operações e Otimização de Ativos OpreX™ que ajuda a identificar se o desempenho operacional real atende às metas de design de segurança. Melhorar a saúde e a segurança é uma das seis áreas de foco de sustentabilidade da Yokogawa. O SFM R3.35 fornece monitoramento e avaliação contínuos de dados de segurança para destacar desvios ou falhas no desempenho do sistema de segurança da planta.

Já em uso em todo o mundo em setores como petróleo e gás, o SFM coleta todos os dados relacionados à segurança para rastrear e analisar as principais métricas de desempenho, incluindo ativações e manutenção de função instrumentada de segurança (SIF) (teste de prova), camadas de proteção independentes (IPLs) e iniciando causas e substituições. Esta nova versão agora oferece suporte ao padrão 61511* da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e inclui vários novos recursos para ajudar os usuários do SFM a identificar possíveis problemas de segurança, otimizar as atividades de manutenção e melhorar o design geral da solução de segurança.

 

O SFM R3.35 permite que os usuários monitorem a eficácia do desempenho dos sistemas instrumentados de segurança definidos em relação aos seus objetivos de projeto.

 

Histórico de Desenvolvimento

Os sistemas de segurança são projetados para garantir que as plantas de processo sejam operadas dentro de limites toleráveis, reduzindo os riscos aos seres humanos, ao meio ambiente, aos ativos e à continuidade da produção. Para manter o nível de integridade de segurança exigido, as instalações de processamento devem ter um meio para verificar o desempenho de seus sistemas instrumentados de segurança (SIS) durante as operações. Os procedimentos precisam ser estabelecidos e as informações devem ser coletadas para garantir a qualidade e a consistência dos testes de prova, taxas de demanda e dados de falha do SIS. O desafio é determinar se os dados operacionais em tempo real podem ser verificados em relação à análise, projeto e suposições para destacar desvios ou falhas no desempenho do projeto do sistema de segurança.

A Yokogawa reconhece os desafios contínuos que os proprietários das fábricas enfrentam ao tentar manter com eficiência a integridade da segurança do processo ao longo de todo o ciclo de vida de suas instalações. Como um componente de uma solução SIS sustentável, o SFM monitora automaticamente os dados de segurança operacional para determinar rapidamente se os dados operacionais em tempo real atendem às metas do projeto de segurança e para rastrear e analisar as principais métricas de desempenho de segurança. Os testes de prova são registrados para rastrear quando eles ocorreram e identificar quando atingem sua data de validade. O SFM auxilia os gerentes de fábrica, identificando quaisquer problemas de segurança em potencial, reduzindo atividades de manutenção desnecessárias e melhorando o design geral da solução de segurança.

 

Recursos

 

1. Em conformidade com a IEC 61511

O SFM R3.35 emprega uma matriz de causa e efeito para verificar rapidamente a lógica das ativações SIF e dos elementos finais (válvulas, respiros, atuadores, etc.) para ver se eles correspondem ao seu projeto de segurança configurado ou pretendido, conforme requerido pela norma IEC 61511.

2. Teste de prova aprimorado

Uma função de status de teste de prova foi adicionada ao SFM R3.35 para o monitoramento das datas de validade dos testes de prova em SIFs e elementos finais. Os usuários também podem solicitar crédito de teste de prova com base na demanda real no SIS durante a operação, com a funcionalidade de registrar quando os testes de prova foram realizados e sua data de validade para ajudar a manter a validade do sistema de segurança. 

3. Compatibilidade com PHA-Pro

 

Os dados de configuração de segurança para camadas de análise de proteção (LOPA) usando PHA-Pro® (uma solução de software de terceiros da Sphera) podem ser usados para gerar um arquivo de configuração SFM inicial. Um modelo de exportação PHA-Pro exporta informações do LOPA em um formato que pode ser importado para o SFM.

*IEC 61511: Um padrão regulatório para segurança funcional na indústria de processo. Ele cobre os requisitos de design e gerenciamento para SISs ao longo de todo o ciclo de vida de segurança.

 

 

 

Principais Mercados-Alvo

Produção de petróleo e gás, midstream de petróleo e gás, refino, petroquímica, produtos químicos e geração de energia

 

Formulários

Monitoramento, análise e relatório de toda a planta do desempenho de segurança funcional em SIS e elementos finais

Mais Informações:

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/solution-based-software/safety-management/safety-function-monitoring-exaquantum-sfm/

 

Sobre a OpreX

A OpreX é a marca abrangente para automação industrial (IA) e negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX é sinônimo de excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções IA da Yokogawa. Esta marca compreende as seguintes cinco categorias: Transformação OpreX, Controle OpreX, Medição OpreX, Execução OpreX e Ciclo de Vida OpreX. Exaquantum é uma solução da família Operações e Otimização de Ativos OpreX na categoria Transformação OpreX, que oferece excelência operacional em todas as atividades da empresa, desde a produção até a otimização da cadeia de suprimentos e gestão de riscos e negócios.

Para mais informações, visite https://www.yokogawa.com/solutions/solutions/oprex/.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa trata de questões do cliente relativas à otimização da produção, dos ativos e da cadeia de fornecimento com a aplicação efetiva de tecnologias digitais, permitindo a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade sustentável através de seus 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas, abrangendo 61 países.

Para mais informações, visite www.yokogawa.com

 

Os nomes de corporações, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos titulares.