Notícias

07 de Abril, 2017

Yokogawa Meters & Instruments Lança OTDR de Baixo Custo com Muitos Recursos de Ponta

- AQ1000 eleva a produtividade dos operadores para testes de campo sobre last mile em redes de acesso óptico -

A Yokogawa Meters & Instruments Corporation adiciona um OTDR (AQ1000), à sua linha de instrumentos de teste óptico. O novo modelo será lançado para vendas fora do Japão em 13 de Abril.

O novo instrumento complementa o range da série AQ1200 e a da alta qualidade da série AQ7280, e é especificamente projetado para aumentar a produtividade do pessoal de campo que trabalha na instalação e implantação de redes de acesso ópticos como a Fiber To The Home (FTTH): as premissas do cliente assim chamadas de “last mile”.

O uso mundial desta rede de acesso óptico vem aumentando drasticamente bem como a estrutura da rede FTTH tem sido cada vez mais adotada pelas operadoras de telecomunicações, e as fibras ópticas substituem os cabos de cobre em cada residência. Consequentemente, muitos instaladores trabalharão na implantação da fibra óptica de acesso. Estes instaladores não precisarão mais de tecnologia de ponta OTDR capaz de medir centenas de quilômetros na rede principal. Ao contrário, eles precisarão de equipamentos OTDR acessíveis, com todos os recursos que os permitam realizar seu trabalho mais facilmente e com rapidez: instrumentos como o Yokogawa AQ1000.

Embora o AQ1000 esteja posicionado e precificado como um modelo de entrada, os padrões de qualidade, precisão e confiabilidade estabelecidos pela Yokogawa não são comprometidos. Ele também entrega um número de características que estão usualmente presentes nos modelos superiores, como uma alta capacidade touchscreen, mult-touch e conectividade sem fio.

Como qualquer outro instrumento de teste Yokogawa, o AQ1000 foi projetado para aumentar a produtividade do pessoal que o utiliza no campo de trabalho. Ele fornece um módulo completo de auto teste (o que significa que não há perda de tempo com configurações, nem é necessário um técnico com expertise para operá-lo), uma visualização de mapa de ícones base da rede de medição para uma fácil interpretação dos eventos detectados durante os testes na rede (também não é necessário conhecimento técnico para esta operação no instrumento) e um software pós processamento para gerar relatórios OTDR diretamente no formato PDF com fácil configuração do modelo do arquivo. Isto significa que os relatórios estarão prontos para serem enviados diretamente do campo tão logo os testes sejam completados, eliminando a necessidade de criar os arquivos em um computador no escritório.

A comprovada estabilidade e pronta resposta do sistema operacional do AQ1000 permitem que ele seja amplamente responsivo às entradas no sistema, altamente confiável, muito rápido no processo de inicialização (do estado “desligado” para disponível para o início das medições em menos de 10 segundos) e bastante econômico na demanda de energia (com mais de 10 horas de duração de bateria sob as condições padrão Tercordia).

O AQ1000 é uma ferramenta completa de testes de campo, com um power checker integrado para detectar uma fibra acesa e uma fonte de luz estabilizada para medir a atenuação da rede de ponta a ponta. Outros testes de capacidade estão disponíveis com a adição de uma fonte de luz visível opcional que é necessária para identificar visualmente fibras quebradas ou macro curvaturas. 

O novo OTDR vem com a garantia Yokogawa de 3 anos: outro reflexo da confiança na qualidade e precisão de seus produtos, particularmente os como o AQ1000, que foram projetados para o uso no campo e em condições externas difíceis.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa possui uma rede global de 114 companhias distribuídas em 59 países. Fundada em 1915, uma companhia de US$3.7 bilhões que atua na área de inovação e pesquisa de ponta. A Yokogawa está ativa no controle e automação industrial (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de IA (Automação e controle industrial) tem um papel vital em uma grande variedade de indústrias tais como óleo, química, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutica e alimentícia. Para maiores informações sobre a Yokogawa, por favor visite www.yokogawa.com