Notícias

24 de Maio, 2021

Yokogawa obtém a certificação ISASecure CSA Nível 1 para o sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS, um produto da família de sistemas de controle e segurança OpreX.

A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO: 6841) informa que obteve a certificação ISASecure CSA Nível 1 do ISA Security Compliance Institute * 1 (ISCI) para seu sistema de segurança instrumentado ProSafe®-RS, um produto da família de sistemas de controle e segurança OpreXTM. Esta é a primeira vez que um sistema instrumentado de segurança obtém esta certificação. A Yokogawa há muito tempo enfatiza a importância da segurança cibernética com seus sistemas instrumentados de segurança, e espera-se que esta certificação dê aos clientes ainda mais confiança no uso deste produto.

 

                   

Sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS

 

Os ataques cibernéticos estão aumentando em todo o mundo e estão se tornando cada vez mais sofisticados. Nos últimos anos, vários ataques visaram dispositivos de controle industrial, resultando em perda de produção e roubo de informações. Em agosto de 2017, um ataque de malware em um sistema de segurança instrumentado foi relatado, e isso levou a uma chamada para medidas de segurança cibernética aprimoradas para lidar com a ameaça a esses sistemas, que desempenham um papel fundamental para garantir a segurança da planta.

O sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS da Yokogawa é certificado para uso em aplicações de nível 3 de integridade de segurança (SIL3). Com relação à segurança cibernética, possui a certificação ISASecure EDSA desde 2013. Substituindo este programa de certificação, o ISASecure CSA certifica a conformidade com os padrões internacionais IEC62443-4-2 e IEC62443-4-1 relativos à segurança de dispositivos de controle. O recebimento desta certificação indica que um produto foi reconhecido por terceiros como tendo controles de segurança que estão em conformidade com esses padrões internacionais. A Yokogawa também planeja obter a certificação ISASecure CSA para o sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS Lite SIL2, que foi lançado em janeiro deste ano.

Por meio do desenvolvimento de dispositivos e sistemas de controle altamente seguros, bem como do fornecimento de serviços de suporte, a Yokogawa oferece a seus clientes uma ampla gama de soluções de segurança. A Yokogawa aproveitará esta certificação para acelerar seus esforços para melhorar a segurança cibernética das operações das fábricas de seus clientes.

 

* 1 ISA Security Compliance Institute e ISASecure CSA

Desenvolvido pelo ISA Security Compliance Institute (ISCI), o programa de certificação ISASecure CSA se concentra na segurança de dispositivos incorporados e componentes relacionados (aplicativos de software, dispositivos host e dispositivos de rede). Os membros do ISCI vêm principalmente da Sociedade Internacional de Automação, e a principal atividade desta organização é a promoção da certificação de segurança para sistemas de controle industrial e dispositivos de controle. O programa de certificação ISASecure CSA foi lançado em agosto de 2019, substituindo o programa de certificação ISASecure EDSA. Ele está em conformidade com os padrões internacionais IEC 62443-4-2 e IEC 62443-4-1 da Comissão Eletrotécnica Internacional para segurança em dispositivos de controle.

 

Sobre o ProSafe-RS

Lançado em fevereiro de 2005, o sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS ajuda a prevenir acidentes, detectando condições anormais nas operações da planta e iniciando ações de emergência, como o desligamento da planta. A TÜV Rheinland, um organismo de certificação independente, certificou que o ProSafe-RS pode ser usado em aplicações SIL3. Ao contrário dos sistemas instrumentados de segurança convencionais e dos sistemas de controle distribuído, que são considerados como tendo papéis e funções diferentes e operam separadamente, a operação do ProSafe-RS e do sistema de controle integrado CENTUM pode ser totalmente integrado. O ProSafe-RS é altamente considerado pelos usuários e foi instalado em mais de 3.000 projetos em todo o mundo (em abril de 2021).

Desde 2017, a Yokogawa fornece um conjunto abrangente de serviços, sistemas e pacotes de software sob o conceito de Sistema Instrumentado de Segurança Sustentável que ajuda a garantir a segurança contínua nas operações da planta.

 

Sobre OpreX

OpreX é a marca que abrange automação industrial (IA) e negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX é sinônimo de excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções IA da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: Transformação OpreX, Controle OpreX, Medição OpreX, Execução OpreX e Ciclo de Vida OpreX. Um dos grupos de produtos que compõem a categoria OpreX Control é a família OpreX Control and Safety System, que inclui o ProSafe-RS. Com suas várias soluções de controle OpreX, a Yokogawa é capaz de efetuar mudanças rapidamente para seus clientes que levam a uma transformação em áreas como gerenciamento e operações, e fornece tecnologia de controle altamente confiável que garante alta eficiência, alta qualidade e operações de planta seguras e estáveis .

Com a marca OpreX, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem a necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

Sobre Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa se dedica a atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, celulose e papel. Com o setor de inovação de vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade em todas as cadeias de valor das indústrias farmacêutica e alimentícia. Os negócios de teste e medição, aviação e outros continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor.

A Yokogawa inova com seus clientes por meio de uma rede global de 114 empresas que abrangem 62 países, gerando US$ 3,7 bilhões em vendas no ano fiscal de 2019. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

Para mais informações visite www.yokogawa.com

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.