Notícias

10 de Outubro, 2013

Yokogawa recebe um projeto para Sistema de Controle da Usina geotérmica de Lahendong na Indonésia

Yokogawa recebe um projeto para Sistema de Controle da Usina geotérmica de Lahendong na Indonésia

A companhia Yokogawa Electric anunciou que sua subsidiária. Yokogawa Indonesia recebeu um projeto da empresa, PLN, uma propriedade governamental da Indonésia, com o objetivo de fornecer um sistema de controle para um projeto que irá renovar a primeira das quatro unidades de geração a 20MW, da usina geotérmica de Lahendong, que está localizada na Ilha de Sulawesi, no bairro de Lahendong.  

Como parte deste projeto de renovação, o sistema utilizado para monitorar e controlar a turbina a vapor e as instalações auxiliares da Unidade 1 será substituído pelo sistema integrado de controle e produção CENTUM ® VP. A Yokogawa Indonésia será responsável pela engenharia, instalação e comissionamento do novo sistema. Este projeto está previsto para ser concluído em fevereiro de 2014, quando então a Unidade 1 retomará seus serviços.

A energia geotérmica pode gerar um fornecimento estável de eletricidade em período integral, e em todas as condições meteorológicas. Uma vez que nenhum dióxido de carbono é emitido, considera-se como uma alternativa atraente aos combustíveis fósseis. No entanto, os sistemas e instrumentos utilizados em usinas de energia geotérmica devem ser robustos e capazes de operar na presença de substâncias corrosivas e gases. Para tais aplicações, a Yokogawa fornece sistemas altamente confiáveis ​​que dão suporte ao controle remoto, o diagnóstico, e ajustamento de dispositivos no campo, com uma gama de produtos que são adequados para utilização em ambientes de gases corrosivos.

O sistema CENTUM VP já atua há algum tempo nas Unidades 3 e 4. O bom desempenho desses sistemas, combinado com a experiência técnica da Yokogawa na geração de energia geotérmica, a qualidade de seus produtos, e sua extensa rede de serviços de engenharia e na Indonésia, foram considerações primárias para a decisão do PLN em contar com a solução CENTUM VP na Unidade 1.

Para crescer ainda mais no ramo da automação industrial, controle de negócios e para contribuir para a realização de uma sociedade sustentável, a Yokogawa tem como alvo os campos de energia renováveis, como a energia geotérmica. Com isso, a empresa buscará ampliar a oferta de suas soluções em países ricos em recursos geotérmicos como a Indonésia, além de outros países no mundo com estas características.