Notícias

18 de Março, 2022

Yokogawa Solution Service inicia pesquisa conjunta com o Departamento de Abastecimento de Água da Cidade de Osaka sobre suporte operacional para instalações de tratamento e distribuição de água e treinamento com simulador

A Yokogawa Solution Service Corporation, uma subsidiária da Yokogawa Electric Corporation responsável pelo controle da empresa no Japão, anuncia em fevereiro de 2022 o início de um projeto de pesquisa conjunto com o Departamento de Abastecimento de Água da Cidade de Osaka que verificará e avaliará a eficácia da detecção de anomalias, suporte operacional e operações semi-autônomas, utilizando a simulação da Yokogawa e tecnologia de IA em instalações de tratamento e distribuição de água. Esta pesquisa também visará estabelecer métodos eficazes para o uso de simuladores na formação de recursos humanos.

Com o objetivo de melhorar sua capacidade de resposta a acidentes e outros incidentes, o Departamento de Abastecimento de Água da Cidade de Osaka tem trabalhado para estabelecer a gestão centralizada e o monitoramento das operações em suas instalações de tratamento e distribuição de água. Como isso exige habilidades e capacidades avançadas, é preciso desenvolver um sistema de suporte ao operador eficaz que permita a detecção rápida de anomalias e métodos para acelerar o treinamento do pessoal da planta.

Este projeto envolverá o uso da tecnologia de simulação da Yokogawa para construir uma planta virtual chamada de gêmeo digital* que utilizará dados reais do processo, dados analíticos e informações da instalação. Os dados deste gêmeo digital e da planta real serão comparados para aumentar a precisão da simulação e verificar se é possível detectar alguma anomalia com a IA e notificar os operadores antes que tal mau funcionamento ocorra. Também será verificado se é possível prever indicadores importantes e passar as devidas instruções de operação após a detecção de uma anomalia, e se operações semiautônomas são viáveis. Além disso, a pesquisa se concentrará na definição de métodos eficazes para o treinamento de recursos humanos utilizando a função de instrutor do simulador. Esta pesquisa conjunta continuará até o final de março de 2024.

Visão geral da operação real usando simulação e tecnologia de IA

 

A pesquisa explorará como fornecer suporte operacional por meio da redução da carga de trabalho, otimização do trabalho e prevenção de riscos, e buscará formas de construir um ambiente de treinamento de resposta a emergências que utilizará um simulador para autotreinamento e avaliação automática. Juntamente com o Departamento de Abastecimento de Água da Cidade de Osaka, a empresa criará um modelo operacional otimizado para instalações de tratamento e distribuição de água. E, verificando a eficácia das operações semiautônomas das instalações de tratamento e distribuição, a Yokogawa facilitará a transição da automação industrial para a autonomia industrial (IA2IA).

 

Utilizando os resultados obtidos por meio desta pesquisa e a vasta experiência e know-how da empresa em abastecimento de água e tratamento de água, a Yokogawa ajudará a encontrar soluções para os problemas que a indústria da água enfrenta, incluindo instalações antigas, diminuição da rentabilidade e número decrescente de engenheiros.

 

* Um modelo no qual uma situação de mundo real é reproduzida por meio de análise estatística e dados coletados no mundo real

 

Tecnologias e produtos Yokogawa utilizados

  • Tecnologia de simulador dinâmico e tecnologia de educação/treinamento operacional: Ambiente de simulação dinâmica integrado OmegaLand, simulador de planta online Mirror Plant
  • Tecnologia de IA
  • Tecnologia de suporte operacional: Sistema de estabilização de qualidade Digital Plant Operation Intelligence (DPI) e pacote de suporte de melhoria de eficiência operacional Exapilot
  • Tecnologia de análise de água não tratada: Microscópio de imagem de fluxo FlowCam8000

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa trata de questões do cliente relativas à otimização da produção, dos ativos e da cadeia de fornecimento com a aplicação efetiva de tecnologias digitais, permitindo a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade sustentável através de seus 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas, abrangendo 61 países.

Para mais informações, visite www.yokogawa.com 

 

Os nomes de corporações, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos titulares.