Estratégia Corporativa

Plano de Negócios de Médio Prazo

12 de maio de 2015

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que elaborou o Transformation 2017 ("TF2017"), um novo plano de negócios de médio prazo para o crescimento e começará sua implementação no ano fiscal de 2015.

No ano fiscal de 2011, a Yokogawa elaborou o plano de negócios de médio prazo Evolution 2015 com o objetivo de se tornar a empresa número 1 no mercado de automação industrial e controle, e com base nesse plano se esforçou para melhorar sua lucratividade e fortaleza financeira, implementando estratégias de crescimento centradas no negócio de automação industrial e controle. Como resultado das medidas adotadas até o momento, geramos um lucro operacional recorde no ano fiscal de 2014 e já alcançamos a meta de vendas para o ano fiscal de 2015 e estamos em uma posição financeira mais forte. No entanto, o atual nível de rentabilidade ainda não é satisfatório e deve ser aumentado. Além disso, à medida que as indústrias mudam e se reestruturam em todo o mundo em resposta à revolução das TI, estamos vendo mudanças em nosso ambiente de negócios e novas oportunidades emergentes.

Nestas circunstâncias, a diretoria da Yokogawa optou por elaborar o plano de negócios de médio prazo TF2017 e iniciará imediatamente a sua implementação. Com base neste plano, faremos investimentos para nos prepararmos para as mudanças previstas e prepararemos o cenário para o crescimento; melhoraremos a lucratividade através da reestruturação do nosso negócio para focar nos clientes, criando novo valor e maximizando a eficiência. O TF2017 substitui o plano Evolution 2015.

O plano TF2017 é por um período de três anos que terminará com o final do ano fiscal de 2017 e faz parte de um quadro de negócios de longo prazo que estabelece os objetivos da Yokogawa para os próximos 10 anos. Nossos esforços durante o período de três anos abordado pelo TF2017 lançarão as bases para o crescimento futuro.

Para garantir o crescimento futuro, a Yokogawa está empenhada em tornar-se mais rentável. As metas específicas para o ano fiscal de 2017, o último ano do plano TF2017, são de obter um retorno sobre o patrimônio (ROE) de 11% ou mais e lucro por ação (EPS) de 100 ienes ou mais.

Abaixo segue uma descrição detalhada de cada item do plano TF2017.

 

1. Metas de negócios consolidadas para o ano fiscal de 2017

Item Alvo
   Vendas      440 bilhões de ienes    
   Receita operacional    45 bilhões de ienes
   Rácio de rendimento operacional / vendas        10,2%
   EPS    100 ienes ou mais
   ROE    11% ou mais
   ROA    6% ou mais

Taxa de câmbio assumida para o plano de negócios de médio prazo TF2017: US1 $ = JPY110

 

2. Enquadramento empresarial a longo prazo

O quadro de negócios de longo prazo estabelece uma visão para o negócio da Yokogawa (a direção na qual ele vai seguir), afirma quais as principais competências da empresa (pontos fortes que lhe permitem atingir esta visão), e especifica quais negócios serão almejados.

Declaração de visão
Através de "co-inovação de processos", a Yokogawa busca a criação de novo valor com seus clientes para um futuro melhor.

O processo de co-inovação é um conceito para o negócio de automação que utilizará todas as tecnologias de medição, controle e informações da Yokogawa. De acordo com este conceito, a Yokogawa buscará não só otimizar os processos de produção, mas também o fluxo de material e informações dentro e entre as empresas, incluindo o seu valor e cadeias de suprimentos. Este conceito abrangerá toda a gama de soluções Yokogawa e implicará um compromisso de trabalhar com os clientes para criar novo valor em seu nome.

Competências centrais
Como os pontos fortes do Grupo Yokogawa, são três as competências essenciais, tais como o desenvolvimento, fabricação e engenharia de produtos altamente confiáveis definidos para apoiar tanto a indústria como a sociedade. Além disso, foram identificadas três competências que terão de ser reforçadas; Estes incluem a identificação de problemas e a criação de valor com os clientes.

As empresas-alvo
A Yokogawa irá segmentar as empresas em indústrias que podem ser categorizadas da seguinte forma: indústrias onde a Yokogawa já está consolidada e indústrias em crescimento antecipado e onde a Yokogawa pode alavancar seus pontos fortes. O primeiro grupo é constituído pelas indústrias de recursos, energia e materiais, e o segundo grupo é composto por ciências da vida, cuidados de saúde e indústria de alimentos relacionados com a cadeia de valor.

 

3. Plano TF2017

O plano TF2017 continuará com foco na automação industrial e no controle de negócios e abordará as três tendências a longo prazo da sociedade e do mercado do consumo crescente de recursos energéticos, as mudanças industriais que são resultantes da crescente integração de dispositivos ("coisas") e informação, e o crescente uso de tecnologias digitais "inteligentes" nas comunidades. Consequentemente, iremos reestruturar nossos negócios para melhorar nossas capacidades nas três áreas a seguir e, assim, melhorar nossa lucratividade:

Concentrando-se nos clientes A
Yokogawa passará de ser focada no produto para focada no cliente e sempre abordará os seus negócios do ponto de vista do cliente.

Criando um novo valor
Aproveitando seus avanços em tecnologia da informação e comunicação (TIC), a Yokogawa trabalhará com seus clientes para criar novo valor, por exemplo, dando ao gerenciamento um maior acesso aos dados de campo, melhorando a eficiência e otimizando processos em toda a empresa, áreas de negócios e indústrias.

Maximizando a eficiência
Ao otimizar globalmente suas várias funções e operações, a Yokogawa reduzirá seus custos e se tornará uma organização mais rentável e eficiente.

3.1 Estratégias para cada segmento de negócio

(1) Automação industrial e serviços de controle

      Estratégias-chave

  • Expansão baseada na base de clientes em toda a cadeia de fornecimento de energia. Vamos direcionar toda a cadeia de fornecimento de energia, de montante para baixo, e utilizaremos nossa sólida base de clientes nas indústrias de petróleo, química e energia.
  • Expandir em novas indústrias. Ao entrar em novas indústrias para desenvolver novos clientes e encontrar novas formas de criar valor, vamos construir uma base sólida para o futuro crescimento do negócio.

      Indústrias alvo

  • Nas indústrias de petróleo e gás, que gozam de boas perspectivas de crescimento a médio e longo prazo e onde a Yokogawa tem uma sólida base de clientes, fortaleceremos nossas atividades de vendas para atender aplicações intermediárias, como gasodutos, embarcações FLNG e petroleiros GNL .
  • O mercado do sistema de controle de plantas é grande e estável. Para impulsionar as vendas, faremos pleno uso de nossos recursos globais e de nossas atividades de marketing.
  • A Yokogawa é uma fornecedora principal da indústria química, e tem uma posição especialmente forte no mercado de Japão. Faremos uso de nossa experiência neste campo para expandir nossos negócios globalmente, com ênfase especial nos mercados emergentes.

      Medidas de expansão das empresas

  • Expansão de negócios em setores-alvo (cadeia de fornecimento de energia)
    1. Expandir negócios do serviço de ciclo de vida
    2. Expandir negócios de soluções avançadas
    3. Melhorar as funções do produto da plataforma
    4. Desenvolver e expandir novos negócios
      • Upstream / midstream 
        Utilizar nossas forças para entrar no mercado de upstream de óleo e gás, incluindo submarinos
      • HSE (saúde, segurança e meio ambiente) + manutenção 
        Utilizar todas as informações da planta para obter otimização
      • Analítica × solução 
        Monitoramento em tempo real de processos e análise de dados para controle 
  • Expansão de negócios em novas indústrias
    1. Entrar em novas indústrias através de negócios de consultoria
    2. Desenvolver expertise na Ásia

Através destas estratégias, a Yokogawa pretende tornar-se a empresa número 1 global neste segmento a médio e longo prazo.

(2) Negócios de teste e medição

No segmento de negócios de teste e medição, iremos nos concentrar em instrumentos de medição de energia, instrumentos de medição de comunicações óticas e campos que tenham boa sinergia com nossos negócios de automação industrial e de controle e procurem um crescimento estável e lucros estáveis. No negócio de ciências da vida, consolidaremos nossa posição de liderança no mercado de sistemas de apoio à descoberta de medicamentos e fortaleceremos o negócio de scanner confocal adotando novas tecnologias.

(3) Aviação e outros negócios

Vamos nos concentrar na aviação civil, navegação marítima, e empresas ambientais que gozam de boas perspectivas para o crescimento global.

3.2 Investimento e custos

(1) Pesquisa e desenvolvimento

Iremos melhorar a eficiência concentrando o P&D nos campos de automação industrial e controle e ciências da vida, buscando agregar mais valor e criar novos negócios através de nossas atividades. Ao mesmo tempo em que manteremos os custos para o Grupo como um todo, dedicaremos recursos adicionais à P&D de novas tecnologias e visaremos atingir sales ratio de 6% de P&D.

(2) Investimento para crescimento

Nós reservamos cerca de 50 bilhões de ienes para investimentos estratégicos nos próximos três anos, principalmente para M & A, e investiremos ativamente para expandir nossos negócios em setores-alvo. O investimento de capital regular será mantido a um nível que seja suficiente para substituir o capital depreciado.

(3) Recursos humanos

Embora mantendo o tamanho da força de trabalho do Grupo em cerca de 20.000, procuraremos aumentar a proporção de funcionários que se situam fora do Japão. Ao mesmo tempo, desenvolveremos a capacidade do nosso pessoal para propor soluções, criar um sistema global de RH e transformar estilos de trabalho e promover a diversidade.

(4) Otimização da estrutura de custos

Uma organização que se concentre exclusivamente em questões de custos será criada que reporta diretamente ao presidente. Esta organização realizará projetos globais inter-organizacionais que alcançarão uma redução de 20 bilhões de ienes nos custos, otimizando nossa estrutura de custos.

3.3 Estratégias financeiras, políticas de capital e distribuição de lucros

O plano TF2017 visa um retorno sobre o patrimônio (ROE) de 11% ou mais até o final do ano fiscal de 2017. Vamos conseguir isso de uma forma sustentável, aumentando os lucros e maximizando nosso retorno sobre os ativos (ROA). Como forma de conseguir isso, utilizaremos o retorno sobre o capital investido (ROIC) para avaliar o desempenho de cada negócio. Cada organização e função da Yokogawa estabelecerá seus próprios indicadores-chave de desempenho (KPIs) para melhorar o ROIC. Desta forma, a Yokogawa não só melhorará sua capacidade de gerar ganhos, mas também aumentará sua eficiência de investimento, eficiência de uso de ativos e capacidade de gerar caixa.

Nos próximos três anos, nosso objetivo é atingir um fluxo de caixa líquido acumulado de 100 bilhões de ienes das atividades operacionais. A Yokogawa priorizará o investimento para o crescimento e alocará 90 bilhões de ienes para isto. Este montante inclui investimentos estratégicos que nos comprometemos a maximizar o valor para os acionistas. Nossa distribuição de lucros para os acionistas será feita de forma consistente com a necessidade de manter a empresa em bases financeiras sólidas. Baseado no princípio de que o crescimento nos ganhos permite dividendos estáveis ​​e crescentes, nosso índice de pagamento de dividendos será de 30%.

Com uma ótima estrutura de capital, a Yokogawa poderá investir para crescimento, manter a capacidade de angariar fundos suficientes e manter sua classificação A com agências japonesas.

 

Referência

Plano de negócios para cada segmento no exercício fiscal de 2017
  Vendas    Receita operacional  
  IA e negócios de controle     390 bilhões de ienes     42 bilhões de ienes  
  Negócios de teste e medição     26 bilhões de ienes      2 bilhões de ienes  
  Aviação e outros negócios     24 bilhões de ienes     1 bilhão iene   
  Total      440 bilhões de ienes      45 bilhões de ienes   

 

Para maiores informações

Procurando mais informações sobre nossos funcionários, tecnologia e soluções?

Entre em Contato