Transformação da Excelência Operacional

Realizando a otimização da cadeia de suprimentos e operações

As indústrias de óleo, gás e produtos químicos vêm enfrentando crescentes ordens para o cumprimento de compliance e segurança, ao mesmo tempo em que estão sendo pressionadas para melhorar a produção e aumentar a eficiência operacional. No entanto, os esforços para reduzir os riscos são frequentemente vistos como diretamente opostos aos esforços para alcançar metas de produção e melhorar a eficiência da produção. Para manter uma vantagem competitiva, elas devem se concentrar na criação de operações mais ágeis, econômicas e eficazes, apesar das condições voláteis do mercado.

Temos observado que as companhias de petróleo, gás e produtos químicos estão aumentando seus esforços em excelência operacional neste ambiente de complexidade e volatilidade sem precedentes. No entanto, muitas das características de uma "prática líder", como programas de melhoria contínua e iniciativas de gerenciamento, estão resultando em sobrecarga de iniciativa e podem ser improdutivas.

Um dos objetivos do Synaptic Business Automation é ajudar as empresas em sua jornada de excelência operacional de longo prazo no nível empresarial.

 

Caminho para a Excelência Operacional

O diagrama acima ilustra um roteiro de excelência operacional com 5 tipos de características da companhia:

  • Vulnerável: Desempenho de alto risco, imprevisível
  • Aceitável: Estável, de desempenho inicial com risco reduzido
  • Estruturado: Desempenho preditivo, gerenciamento de risco 
  • Disciplinado: Desempenho otimizado contínuo, diminuição sistemática de riscos e resiliência organizacional
  • Inovador: Organização inovadora para fornecer desempenho crescente e minimização automatizada de riscos

As companhias com melhor desempenho superam o nível “Disciplinado” conforme aproveitam as oportunidades aliadas à transformação digital, enquanto o restante vem recuando cada vez mais à medida que uma concentração de forças vem mudando o ambiente de negócios anteriormente confortável.

A jornada de excelência operacional começa com uma estratégia clara e com um projeto operacional, fazendo com que a organização deixe de ser vulnerável e de concentrar na minimização de riscos para se tornar inovadora, crescendo e se tornando apta para sustentar efetivamente o alto desempenho. A excelência operacional requer processos de melhores práticas de negócios, uma cultura de classe mundial bem como um suporte das tecnologias digitais. É conduzida do topo da organização e requer o total apoio e envolvimento dos executivos. E como a Yokogawa e a KBC suportam essa jornada?

 

Transformação da Excelência Operacional

Para a KBC, a excelência operacional é a aplicação sistemática de tecnologia e recursos para garantir que os resultados superiores sejam sustentados. A KBC auxilia empresas a mapear as competências de negócios necessárias e sua posição exclusiva dentro do mercado para um sistema de gerenciamento de operações, usando nosso modelo exclusivo OpX. Com nossa abordagem co-inovadora, a Transformação de Excelência Operacional (uma transformação digital alavancada para alcançar a excelência operacional), apoiamos os programas de excelência operacional de nossos clientes. Os consultores da KBC ajudam nossos clientes a projetar melhores práticas de processos de trabalho e a desenvolver suas organizações e pessoas a usar esses processos de forma eficaz, e as soluções da Yokogawa ajudam nossos clientes a automatizar essas melhores práticas de processos de trabalho através da transformação digital, ajudando a acelerar e manter suas iniciativas de excelência operacional.

 

Áreas-chave para transformação Digital e Excelência Operacional

Existem quatro áreas principais definidas no Modelo KBC OpX:

Otimização da Cadeia de Suprimento

- Otimizar o gerenciamento de suprimentos, seja de petróleo ou de insumos para uma refinaria ou ativos químicos, tendo em vista as demandas do mercado de produtos. Isso proporciona aos operadores a agilidade para aproveitar ao máximo as condições do mercado.

Link para o site da PETRO (KBC)

 

Operações e Otimização de Ativos

- Otimizar o potencial dos ativos físicos, impulsionando a produtividade e maximizando a produção dos produtos de maior valor, minimizando os custos variáveis como energia.

- Entregar pequenos e grandes projetos capex, dentro do prazo e do orçamento, para gerar crescimento e atender aos requisitos ambientais.

- Essas competências fornecem a excelência para aproveitar ao máximo o hardware físico do qual se é proprietário.

 

Gerenciamento de Risco Operacional

- Controle confiável de riscos de segurança, saúde e meio ambiente em nível pessoal e de processo. Isso garante a robustez necessária para evitar perdas catastróficas.

 

Gerenciamento e Integridade de Ativos

- Assegurar assertivamente a confiabilidade e a disponibilidade dos ativos, controlando os custos de manutenção. Isso garante que o ativo sempre atenda às expectativas e esteja sempre disponível para capitalizar as oportunidades de mercado de curto prazo.

 

 

A Yokogawa fornece soluções abrangentes para automação nessas quatro áreas utilizando os serviços de consultoria, implementação e tecnologias da KBC, da Yokogawa e de nossos parceiros de co-inovação. Nossos parceiros incluem a Shell para “área de Operações e Otimização de Ativos” e a Baker Hughes, uma empresa GE (BHGE) para “área de Gerenciamento e Integridade de Ativos”.

Fornecemos soluções em qualquer plataforma, tanto no local quanto na nuvem. A Industrial Evolution, que agora está integrada à KBC, fornece soluções de primeira linha em nuvem há mais de 15 anos para empresas de óleo, gás e produtos químicos. E a parceria da KBC com a BHGE está construindo uma dupla de ativos digitais “molecularmente ativados” usando a simulação Petro-SIM da KBC na plataforma de nuvem Predix da BHGE.

Para prosperar no atual ambiente de negócios em constante evolução, a indústria de óleo, gás e produtos químicos precisa incluir a excelência operacional na vanguarda de sua estratégia para oferecer operações seguras, confiáveis ​​e lucrativas. Isso pode ser alcançado aproveitando as tecnologias mais recentes, mas também entendendo a necessidade de operadores altamente qualificados e processos de negócios robustos.

Combinamos as capacidades da KBC, Yokogawa e nossos parceiros de co-inovação para fornecer o Synaptic Business Automation e ajudar em sua jornada para a Excelência Operacional através da Transformação Digital.

 

Procurando mais informações sobre nossos funcionários, tecnologia e soluções?

Entre em Contato